João Vitor dos Santos Lipu, de 23 anos, foi o criminoso ferido a tiros na tarde desta quarta-feira (22) por policiais da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) no bairro Tiradentes. Ele era o responsável por cometer um assalto na tarde de terça-feira (21) a uma residência com uma criança e um adolescente, no bairro Monte Castelo, acompanhado de dois comparsas.
Os dois comparsas que estavam com o criminoso em um veículo Chevrolet Ônix conseguiram fugir no momento da abordagem. Após ser ferido na ação, o indivíduo foi encaminhado para a Santa Casa por uma equipe da polícia.
Segundo o delegado Francis Flávio Freire, que estava à frente da ocorrência, João Vitor e os dois suspeitos invadiram uma residência na tentativa de realizar um furto na rua Gravataí, onde estavam uma menina, de 10 anos, e um adolescente, de 15 anos. Na ação criminosa, eles arrombaram a porta para entrar e logo se depararam com as vítimas.
Ainda conforme Freire, a menina e o adolescente se trancaram em um quarto e rapidamente elas ligaram para a sua mãe. Mas mesmo assim, os bandidos conseguiram entrar no cômodo e roubar um aparelho celular, um iPhone, e quando souberam da ligação, fugiram do local para não serem pegos.
Durante a investigação preliminar, ainda pela terça-feira, os policiais da Derf verificou que o Chevrolet Ônix usado no roubo era um veículo de locadora e passaram a monitorá-lo. Pela tarde desta quarta, em diligências, a equipe policial encontrou o automóvel e realizaram a abordagem aos suspeitos.
Delegado Francis Flávio, da Derf. (Foto: Wesley Ortiz)
Como dito anteriormente, dois conseguiram fugir, mas João Vitor foi alcançado e baleado no confronto. Com o suspeito, os policiais encontraram um revólver de calibre 38, que foi apreendido durante a ação. "Essa pessoa também já era investigada pela Derf e possuía mandado de prisão em aberto", destacou o delegado.
"Ele é responsável por inúmeros arrombamentos de residência aqui na nossa Capital. Ele passou um tempo fora da cidade e há pouco tempo retornou cometendo esses arrombamentos", completou Francis Flávio.
O criminoso possui uma ficha extensa de crimes. Entre as passagens, há crimes de roubo, furto, tráfico de drogas, furto e até adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Ele ainda responde por cerca de 10 processos.