Idoso, de 61 anos, foi preso durante uma ocorrência policial na noite de ontem (23), no Bairro José Inácio Batista, em Brasilândia, a 358 quilômetros de Campo Grande. Moradores flagraram grande volume de fumaça que saia de uma das casas e acional a Polícia Militar.
Ao chegar no endereço, o idoso tentou impedir a entrada dos militares na casa. Conforme o Cenário MS, o portão trancado por um cadeado precisou ser removido dos trilhos para que a equipe tivesse acesso ao interior do imóvel que continuava a exalar fumaça e assustar os moradores do bairro.
Dentro do imóvel, os policiais foram recebidos pelo morador que empunhava uma espingarda calibre 32. Em pé, no centro da sala, Gérson apresentava desequilíbrio emocional e ameaçava atirar no comandante da equipe.
Após conversa e aproximação dos policiais, o idoso foi controlado, algemado, levado ao compartimento de presos da viatura e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia.
Ainda conforme o site, dentro do imóvel foram encontrados tapetes incendiados pelo morador que produziram a fumaça que assustou os vizinhos do idoso. As chamas foram controladas pela PM antes que a casa fosse incendiada.
Em um dos quartos, a polícia encontrou chumbo, pólvora, espoletas e outra arma, conhecida como pica-pau. As duas armas apreendidas com o idoso estavam carregadas.
O suspeito alimentava as armas de fogo através da boca do cano, por sistema de manobra de carga e uma das armas só pode ser descarregada por meio de disparo.
Segundo o site, vizinhos do idoso contaram que o idoso faz uso de remédios controlados, mas estava sem tomar seus medicamentos há algum tempo. Em delírio, ele também teria dito que haviam pessoas adicionando pós químicos em sua casa e por isso iniciou o incêndio na tentativa de afugentar os possíveis invasores.
O idoso foi submetido à exames de corpo de delito e enquadrado pelo crime de posse irregular de arma de fogo.
O delegado Dr. Rafael Mantovani informou que apesar das alegações dos vizinhos de que o idoso é portador de esquizofrenia, nenhum laudo foi apresentado até o momento.
Uma fiança de R$ 1.200 foi arbitrada e caso não seja paga, Gerson será apresentado à audiência de custódia ainda nesta sexta-feira (24).