O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o Exame de Seleção de cursos técnicos de nível médio em 2015. São oferecidas 1.040 vagas nos câmpus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Veja o edital (acesse o edital).
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 20 de outubro pela Central de Seleção do site oficial do IFMS. O valor da taxa será de R$ 25,00 e poderá ser pago em agência do Banco do Brasil até o dia 21 de outubro de 2014. Candidatos hipossuficientes podem solicitar a isenção do pagamento até o dia 3 de outubro, conforme as regras previstas no edital.
Os candidatos que não têm acesso à internet poderão, no período de 24 de setembro a 20 de outubro de 2014, realizar sua inscrição nos seguintes endereços e horários estipulados em cada cidade, de segunda à sexta-feira, exceto recessos e feriados. (Veja no site oficial)
Vagas
Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Metalurgia, Técnico em Alimentos, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura e Técnico em Eletrotécnica.
Para concorrer, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental. Metade das vagas oferecidas é reservada aos candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
A Prova
O Exame de Seleção 2015 se dará através de prova escrita de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais no dia 16 de novembro que será realizada em uma única etapa para todos os câmpus/cursos, às 8h15 (local). O candidato deverá, a partir do dia 10 de novembro de 2014, acessar esta Central de Seleção para verificar o endereço onde fará a prova.
Os candidatos deverão apresentar-se nos locais de prova portando documento de identificação com foto, das 7h às 8h, quando serão fechados os acessos às salas de prova. A prova terá duração total de 4 horas, incluindo o tempo utilizado para a resolução das questões e o preenchimento da Folha de Respostas.
Resultado e matrículas
O resultado será divulgado até o dia 2 de dezembro e a matrícula dos selecionados em primeira chamada está prevista para os dias 18, 19 e 22 de dezembro.
O candidato classificado deverá fazer a matrícula na Central de Relacionamento (Cerel) do câmpus para o qual se inscreveu. A matrícula poderá ser feita presencialmente ou por outra pessoa, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho). Os candidatos que não efetivarem a respectiva matrícula no período estipulado em calendário perderão direito à vaga.