O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirma que a pasta, junto ao governo do estado, pretende aplicar a terceira dose de vacina contra a covid-19 em idosos de Mato Grosso do Sul. Para o gestor, a terceira dose será fundamental ao grupo por conta da imunidade fragilizada.
Resende afirmou que o Estado é modelo de aplicação de vacina contra a covid-19 no país, com quase toda a faixa etária acima de 18 anos vacinados. Para ele, as doses extras devem ser aplicadas em idosos que receberam vacinas da Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca.
“Fomos o Estado que iniciamos o processo de vacinação em adolescente, mas percebemos que idosos, mesmo recebendo as duas doses de vacinas, estão tendo um decréscimo de sua imunidade. Por isso, estamos tentando dar uma terceira dose a esse grupo.”
Ele enfatiza que o Estado não pode ser penalizado pela eficiência e cobra que o Ministério da Saúde continue a enviar as vacinas.
“É muito importante a gente fazer a terceira dose em idosos, do que em crianças e adolescentes, pois eles têm uma capacidade muito maior de lidar com a doença com os sintomas de resfriado. Então, entendo que é melhor vacinarmos com a terceira dose os idosos.”
Veja o vídeo: