20 de janeiro. Essa é a data que o Governo de Mato Grosso do Sul vai lançar o plano estadual de vacinação contra a covid-19, com ou sem o planejamento e apoio do Governo federal. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
A preferência, porém, é que o Estado siga um plano nacional de imunização. Mas, se a União não lança nenhum cronograma oficial até 20 de janeiro, MS vai começar o processo por conta própria.
“O plano estadual de imunização está pronto. Mas o estado prefere que seja (o plano) feito pelo programa Nacional de Imunização, que é um dos pioneiros no Mundo e um dos pilares de sustentação do Sistema Único de Saúde”, informou a Secretaria de Saúde, através de nota oficial enviada ao TopMídiaNews.
Até o momento, MS conta com aproximadamente 1,7 milhões de doses da Coronavac, já solicitadas ao instituto Butantã, o que seria suficiente para imunizar 850 mil dos 2,6 milhões de habitantes do Estado.
Inclusive, o TopMídiaNews apurou que o Estado pretende usar o dispositivo, já contido em Lei federal, que permite usar vacinas já registradas em um dos seguintes órgãos internacionais equivalentes à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): Estados Unidos, China, Europa e Japão.
Além disso, há a possibilidade de adquirir mais doses através do Consórcio do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), que vai fazer uma compra coletiva para os Estados devido à ausência de ação do Governo federal.
O Plano Nacional de Imunização depende de ação do Ministério da Saúde, comandando pelo general da ativa Eduardo Pazuello, que ainda não publicou um cronograma esperado da vacinação no País.