Dos pacientes internados em leitos de terapia intensiva (UTIs) em Campo Grande, entre o período de 1º de maio à 18 de junho nos hospitais da Santa Casa, Universitário e Regional, referência no tratamento à doença em Mato Grosso do Sul, 80% eram de pacientes residentes no próprio município.
Os dados foram divulgados pela secretaria estadual de Saúde (SES), nesta sexta-feira (25).
A pasta mostrou os dados após informações divulgadas de que os pacientes do interior estariam utilizando a maioria dos leitos.
Conforme relatório apresentado hoje, nas datas, Santa Casa tinha 12 leitos de UTI, Universitário 27 e Regional 129.
Ainda conforme apresentado, durante todo o período, dos 126 leitos do Regional, 80% esteve ocupado por moradores de Campo Grande, sendo apenas 20% de moradores do Interior.
Os dados apontam que no Universitário a situação foi semelhante, já que, na maior parte do tempo, quase 100% dos leitos eram ocupados por campo-grandenses.
Já na Santa Casa, em apenas um dia, houve uma maior ocupação por pacientes infectados do interior.
Segundo o relatório, o fato ocorreu no dia 11 de junho, quando 60% dos pacientes internados eram do interior de MS e apenas de 40% da Capital.
Durante a live, o secretário de saúde, Geraldo Resende pediu seriedade sobre informações errôneas de que pacientes do interior estariam usando os leitos da Capital.
Os dados detalhados podem ser conferidos aqui.