É setembro. Esse é o mês considerado chave para o secretário de Saúde, Geraldo Resende garantir a imunização de toda a população adulta de Mato Grosso do Sul. Confiante no processo de distribuição das doses e a forma como o estado acelera a vacinação, o titular da pasta estadual pretende ser o primeiro estado a deixar a pandemia.
Nesta quinta-feira (1°), o secretário esteve reunido com representantes municipais estiveram e com a promotora Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública, para esclarecer justamente pontos do estudo que será aplicado nas cidades regiões de fronteira e saber mais da distribuição das vacinas.
"Eu espero que seja setembro e vou lutar para isso, como lutei tanto", declarou Geraldo na saída da reunião à imprensa. O secretário afirma que não medirá esforços para garantir que a vacina chegue a todas as cidades e consequentemente a todos os públicos.
"Reafirmo de continuar incansavelmente, a qualquer hora do dia, qualquer hora da noite para evitar mortes em Mato Grosso do Sul e a gente vencer o coronavírus. Agora é hora de construir unidade, não é hora de divisão".
Com essa visão e novamente pedindo a ajuda dos municípios, o secretário espera que Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado a deixar a pandemia de lado e voltar a normalidade. Em outras ocasiões, e reforçadas nesta quinta, Geraldo quer deixar o estado na liderança da aplicação das primeiras e segundas doses das vacinas contra a covid-19.
"Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a sair da pandemia e o Mato Grosso do Sul vai ser estado que nunca vai perder mais a dianteira, seja na aplicação da D1, seja na D2. Nós vamos ser o campeão nacional na luta pela vida, essa corrida que nós estamos celebrando outras unidades federativas é a corrida mais saudável que eu participo. É a corrida de quem acredita".