O Ministério Público Estadual abriu um inquérito civil para apurar a qualidade dos serviços de internet banda larga prestados pela Oi em Aquidauana. O MPE recebeu a denúncia de que os clientes da operadora estariam pagando por uma velocidade de internet, mas a realidade seria um sinal inferior ao que foi contratado.
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Aquidauana solicitou ainda que as empresas provedoras de internet do município enviassem informações quanto à qualidade da internet fornecida pela OI, visando esclarecer se a quantidade de megabites prometida é, de fato, entregue ao consumidor final.
O Procon da cidade foi notificado e deve relatar se já recebeu reclamações quanto à má qualidade dos serviços de banda larga da empresa Oi.
Os Poderes Legislativos e Executivos e a Associação Comercial de Aquidauana também foram citados no inquérito e devem relatar se encontram dificuldades no acesso aos correios eletrônicos, no recebimento de arquivos, acesso às contas bancárias e emissão de notas fiscais eletrônicas.