"Nós atingimos uma marca muito forte", as palavras são do secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende ao citar que Mato Grosso do Sul ultrapassou as mais de 200 mil confirmações da covid-19 desde o início da pandemia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19), em transmissão do boletim epidemiológico.
Nas últimas 24 horas, os números cresceram e foram somados mais 1.222 pacientes que testaram positivo para a doença, colocando a média móvel em 1.083.
O boletim informou que 36 pacientes perderam a luta contra o coronavírus, aumentando a média móvel para 30 mortes, quase que diárias. No total, foram 3.775 óbitos confirmados desde o ano passado.
A cidade de Campo Grande contabilizou 21 mortes, Dourados com 4, Camapuã com 3, Naviraí e Sonora com 2 e Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas com 1 morte cada.
Resende ainda pontua que a doença está ficando cada vez mais forte no Estado e sem previsão de estabilidade. "Outra situação que mostra que a doença está muito forte no Estado é que nós temos 8.182 casos sem encerramento por parte dos municípios".
O secretário mostrou que Mato Grosso do Sul bateu novo recorde de internações: 968 pacientes. A taxa de ocupação na macrorregião extrapola os 100% e o colapso no sistema de saúde é evidente.