A forte chuva que caiu em Aquidauana, nesta quinta-feira (30), transformou uma das principais avenidas da cidade em uma grande lagoa. A Pandia Calógeras, rota de caminhão boiadeiro, ficou totalmente interditada, prejudicando moradores e motoristas.
Cleusa Nunes, de 68 anos, mora na altura de onde a poça se formou. Ela afirma que já pediu para que a Prefeitura tomasse alguma providência porque os motoristas precisam passar por cima de sua calçada quando chove.
“Já fui mil vezes na prefeitura, mas a vice-prefeita e o prefeito nem me atendem mais. Espero encontrar com eles um dia na rua que aí não vão ter como fugir.”
A moradora diz que toda vez que chove é sempre a mesma coisa, ela precisa colocar pedaços de tronco na frente da casa para que a calçada não quebre com o peso dos carros e motos que passam por cima.
“Agora coloquei esses troncos porque não aguento mais arrumar a calçada que fica quebrada.”
A Avenida é uma das entradas da cidade e, cansados de pedir alguma providência por parte da Secretaria de Obras, os moradores fizeram uma viela para que a água parada descesse até o mato, mas há dois anos a passagem foi fechada e o problema retornou.
“Um antigo vereador que mora aqui na rua mandava a patrola passar e essa água não acumulava aqui, agora a patrola nem vem mais e enche a rua, os carros e motos não passam.”
Outra preocupação da população é com o bloqueio da passagem de ambulâncias. A avenida é composta por 80% de idosos e, se alguém precisar pedir socorro, o veículo não tem como chegar até a residência.
“Essa vizinha do lado vive caindo. Eu tenho problema do coração. Se uma de nós precisar chamar o resgate, acaba morrendo já que o carro não passa nessa parte da rua.”