Dourados está implantando mais 30 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), em uma entrevista coletiva com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, o secretário de Governo, Sérgio Murilo Mota, o reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Lino Sanabria, e o prefeito Alan Guedes.
“Tivemos uma reunião muito produtiva, para tratar do incremento de novos leitos de UTI na macrorregião de Dourados e ofertaremos 10 leitos para tratamento da covid-19 no Hospital da Vida e outros 20 no HU (Hospital Universitário)”, detalhou Guedes, que também informou a criação de outros 20 leitos clínicos.
O anúncio ocorre em boa hora, quando o Estado bate novo recorde de mortes diárias e o governo implanta medidas mais duras para diminuir a circulação de pessoas nas ruas e, consequentemente, do vírus.
“Nós estamos trabalhando exaustivamente e vamos perseguir um prazo de quinze dias [para entrega das novas UTIs]. Nós sabemos que existem desafios em todo país, sabemos da falta de EPIs, medicamentos, nós sabemos que o país também enfrenta a falta do chamado kit intubação, então, vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance. A situação é crítica no Mato Grosso do Sul e nós chegamos hoje a 70 óbitos, é o recorde desde o início da pandemia”, informou Resende.
Além dos 30 leitos anunciados, o prefeito falou ainda da abertura de outros 5 no Hospital Santa Rita, que ajudará a desafogar a saúde. Os leitos são uma parceria entre a Prefeitura e o Governo de MS. “Os leitos são co-financiados. Como o custo desses leitos é superior, a prefeitura e o estado pagarão a diferença do repasse do Governo Federal”, destacou Alan Guedes.
No caso dos novos leitos do HU, o hospital, por meio da Ebeserh e UFGD, também terão papel estratégico na parceria, pois ficaram com a responsabilidade de oferecer toda estrutura, como pessoal, serviço de lavanderia e alimentação. Os novos leitos irão funcionar na nova Unidade da Mulher e da Criança (UMC), inaugurado recentemente em Dourados.