Conhecida por ser o portal do Pantanal, a cidade de Aquidauana tem entrado na rota de passeio dos turistas. Localizado a 148 quilômetros da Capital, o município subiu este ano no ranking de classificação turística de Mato Grosso do Sul.
Aquidauana chegou na Categoria Frutificar, juntamente com mais duas cidades, que atingiram de 110 até 149 pontos. Nessa categoria, as ações serão focadas na organização de roteiros e produtos turísticos, além da promoção.
Nem mesmo com o aumento da violência no passar dos anos, Aquidauana deixou de ser uma cidade pacata e hospitaleira, onde os moradores se cumprimentam ao amanhecer e ainda mantêm a tradição dos bons costumes familiares.
A prefeitura tem aproveitado as belezas da região pantaneira para investir no turismo. As oportunidades oferecidas são únicas em transformar qualquer momento em situações memoráveis.
Com trânsito pacato e pessoas hospitaleiras, Aquidauana engloba, no roteiro turístico, uma gama de opções de lazer e gastronomia com preços acessíveis.
Os pontos de parada obrigatória na área urbana estão os casarios antigos, que ficaram intactos mesmo com o passar do tempo. A Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, juntamente com a Casa Paroquial Padre José May, atrai fiéis de todo o país em busca de renovar a fé em oração. O Mercado Municipal e a Feira de Produtos indígenas buscam levar a tradição pantaneira para as novas gerações, resgatando a cultura aquidauanense.
O município faz divisa com a cidade-irmã Anastácio. As duas são separadas pelo Rio Aquidauana e ligada por pontes: a Ponte de Ferro, mais moderna e com via de mão dupla, e a Ponte da Amizade, onde prevalece a ‘política da boa vizinha’ – os veículos estacionam na cabeceira até a via ficar livre.
Para os bons de garfo, a gastronomia regional é oferecida tanto nos restaurantes tradicionais, como às terça-feiras na Feira da Estação Ferroviária. O menu é composto por sopa paraguaia, carne oreada, macarrão tropeiro e pratos à base de Pintado, Pacu e Piraputanga.
Por estar localizada na entrada do Pantanal, Aquidauana foi contemplada com cenários únicos com vista da planície, a partir das serras de Piraputanga e Maracaju. Na região, é possível localizar pontos para safaris fotográficos e passeios ecológicos, além disso, cavalgada, pesca esportiva e focagem noturna também fazem parte das possibilidades de lazer.
Distrito de Camisão
Os visitantes que pretendem chegar até Camisão devem pegar a Estrada Parque de Piraputanga. Os turistas serão agraciados com as paisagens rurais e poderão desfrutar de corredeiras e bancos de areia. O mirante do Morro do Paxixi é o local mais visitado pelos amantes da fotografia.
Distrito de Piraputanga
Também com acesso pela Estrada Parque, o turismo de aventura é a coroa da economia regional de Piraputanga. Os rios e as cachoeiras do local são ideais para a prática de esportes radicais como Rafting, Boia Cross, Rappel e Trekking.
Aldeias Indígenas
A cultura indígena é um atrativo a parte de Aquidauana. Os encantos dos índios podem ser facilmente vividos através das visitas nas Aldeias. Os lugarejos ainda mantêm os costumes dos antepassados e são ricos em artesanatos, danças e produção agrícola.
Serra de Maracaju
Outra característica natural é a Serra de Maracaju que possui belezas cênicas e bucólicas, típicas do interior, como morros escarpados, cachoeiras e praias de areia branca às margens do rio. Na região perpassa a MS-450 há cavernas catalogadas com inscrições rupestres da época dos caçadores-coletores que habitaram a região onde as belezas cênicas, culturais e históricas possuem forte apelo.