Por determinação do prefeito Marcelo Iunes, a Prefeitura de Corumbá abre em março concurso público para cargos na Secretaria Municipal de Educação. Estão previstas, inicialmente, a abertura de 269 vagas para professores; servidores administrativos e gestores. As provas estão previstas para o início de maio e os aprovados começam a trabalhar já no segundo semestre do ano letivo.
“O edital abrirá no dia 20 de março. As inscrições serão online, de 20 de março a 16 de abril pelo site da Fundatec. As taxas ainda terão valores definidos. Teremos até 26 de junho, possivelmente, a lista de classificados. No segundo semestre teremos novos professores e servidores administrativos assumindo nas escolas”, disse o subsecretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, ao detalhar o calendário previamente definido para a realização do concurso público.
As provas estão previstas para o dia 06 de maio. Os valores das taxas de inscrição ainda serão definidos. A empresa responsável pelo certame será a Fundatec (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências).
De acordo com o subsecretário, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com a previsão de abertura de 269 vagas, mas o total pode ser ampliado até a divulgação oficial do edital. “Hoje, para a Educação Infantil a previsão inicial é de 45 vagas. Na Educação Fundamental I (1° ao 5° ano) serão 50 vagas inicialmente. Para o Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) teremos 32 vagas, inicialmente. No total, serão 127 vagas para professores”, informou Genilson.
Outras 142 vagas – também num levantamento preliminar – serão para servidores administrativos e profissionais gestores.
“As vagas serão para atuação nas secretarias das escolas; técnico de educação infantil; nutricionista, contador, fonoaudiólogo, psicólogo, advogados e engenheiros, por exemplo”, complementou reforçando que a estimativa de vagas ainda pode ser ampliada.
“A determinação do prefeito Marcelo Iunes é para promovermos ações que que qualifiquem ainda mais o ensino nas escolas da Rede Municipal”, destacou o subsecretário de Educação.
O gestor informou que o concurso não abrirá vagas para cargos de limpeza das escolas e merenda. Estes serviços estão em processo de terceirização.
Creche de meio período
Neste primeiro semestre do ano letivo na Rede Municipal de Ensino (REME), a Prefeitura vai abrir oito turmas de creche de meio período, antecipou Genilson de Abreu.
“Vamos abrir a creche meio período para atender um maior número de crianças, seja no período matutino ou vespertino. Vai ser na extensão da escola Izabel Correia, que funciona ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Oito salas serão oferecidas, sendo quatro pela manhã e mais quatro à tarde. Teremos oito turmas de creche em meio período, um serviço que já é oferecido no Brasil. Posteriormente devemos ampliar esse serviço, que começa a partir deste primeiro semestre”, finalizou.