Cláudia Santos Porfírio tem 47 anos e, desde a pandemia, assumiu o posto de empreendedora na família e passou a preparar pratos da culinária baiana no Cantinho Baiano, que fica na Vila Nasser, a partir dos ensinamentos de sua mãe, Valdete Maria Santos Porfírio, de 75 anos.
Mas a história delas começa muito antes disso: ainda criança, aos nove anos, Valdete começou a aprender - com sua mãe - os pratos baianos, e não parou mais.
Ela chegou a Campo Grande e, ainda nos anos 1970, começou a vender acarajé na Barão do Rio Branco com a 14 de Julho, no centrão da cidade.
Os anos passaram, a idade chegou, e após muito trabalhar, Valdete decidiu se aposentar. É aí que a Cláudia entra em cena, aprende a preparar os pratos, e mantém o legado da mãe.
"Cacau do Acarajé", como é conhecida, conta que o trabalho com a comida baiana já lhe rendeu relatos tocantes de clientes que sentiam saudades do Nordeste, da Bahia, e que se emocionaram ao experimentar os pratos preparados por ela.
Experimentando:
Cláudia preparou, para a equipe do Algo Mais, dois tipos de acarajé, sendo o tradicional, com camarão, e aquele para pessoas alérgicas ao fruto do mar, com frango; preparou também o cuscuz nordestino; o abará e, de sobremesa, uma tapioca de coco ralado - fresco, colhido do próprio quintal - com leite condensado.
O acarajé de Cláudia é simplesmente sensacional, com uma cremosidade e sabor incríveis no recheio, que harmonizam maravilhosamente bem com o vinagrete e com o camarão seco que vai na iguaria. Simplesmente irresistível!
O acarajé que tem frango no recheio - para quem é alérgico a camarão - é outra delícia, com tempero maravilhoso e que, com certeza, ajuda a matar a vontade de comer o prato tipicamente baiano.
O cuscuz nordestino é sensacional, também! Sequinho e com carne seca desfiada, é de comer rezando.
O abará, que é um bolinho de feijão fradinho, cozido na folha de bananeira, tem o sabor mais suave, porém, com uma consistência muito boa, e que dá gosto saborear a cada mordida.
Por fim, chegamos à sobremesa: tapioca de coco com leite condensado. Você pode pensar: "Ah, mas tapioca tem em qualquer lugar".
E de fato, tem. Mas como as que a Cláudia prepara, acho muito difícil de encontrar: o coco utilizado no preparo é colhido no quintal da casa dela, ralado na hora, ou seja, o coco é fresco de verdade!
Com isso, é claro, o sabor fica totalmente diferente do que estamos acostumados a ver por aí, e, sim, você precisa experimentar, também!
Serviço:
O Cantinho Baiano funciona de terça a sábado, das 16h30 às 21h, para delivery, somente, no número 6799334-6704. Além disso, também está no iFood e faz entrega em toda Campo Grande.
Nas redes sociais, basta procurar por @ocantinhobaiano.
Fique com água na boca: