A Defesa Civil está em alerta por causa das constantes chuvas de forma intensa em Mato Grosso do Sul. Pelo menos três rios acenderam o sinal amarelo das autoridades, já que o nível está acima do normal e podem causar problemas, porém, a situação ainda é 'controlável' segundo a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).
Relatório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) identificou que os rios Taquari com 4,57 metros, Aquidauana com 6,03 metros e Miranda com 7,60 estão ao nível de alerta, já que ultrapassam os 5% de metragem, considerado normal pelas autoridades.
"Estamos em contato com os municípios e à disposição para poder auxiliar no que for preciso. Por enquanto, os municípios estão informando que a situação está sob controle", disse o major Romiram Oliveira.
Algumas cidades como Anastácio, Aquidauana, Bonito, Coxim e Miranda estão em observação. A meteorologia aponta que nos próximos dias, novas chuvas podem ocorrer e moradores de municípios com histórico de enchentes e alagamentos precisam ficar atentas.
O município de Nioaque decretou situação de emergência na última terça-feira (19) devido o grande volume de chuvas, que provocaram enxurradas, alagamentos e inundações. Diversas famílias ficaram desalojadas e precisaram ser atendidas pela prefeitura em um ginásio da cidade.