17/10/2018 13:56
Biblioteca Municipal tem 78 anos de história, objetivo é atrair todos os públicos
Espaço conta com mais de 30 mil exemplares e acervo em braille
Com 78 anos de existência a Biblioteca Municipal localizada no Parque Florestal Antônio de Albuquerque (Horto Florestal) Anna Luiza Prado Bastos, que recebeu esse nome em homenagem a uma professora da cidade, tem o poder de passar conhecimento, trazer de volta o passado, e promover uma viagem pela ficção.
No início o acervo tinha apenas 5 mil exemplares, Sueli de Oliveira Gonçalves é gestora do local, conta que hoje já são 30 mil exemplares e com 5 mil para serem colocados para exposição.
“ Nós temos uma política de doação, recebemos e depois passa por triagem, ai tem a parte que vai para o acervo e tem também a parte do painel literário, também o descarte”,pontua a gestora.
Qualquer pessoa que queira ter acesso aos livros é só fazer a carteirinha do leitor, com cópia do RG e comprovante de residência atual, podendo ficar com o livro durante quinze dias.
O espaço pensa também na acessibilidade para todos os públicos, com acervo em Braille e uma especialista. “Nós temos que abranger todos os nichos, então temos que trazer esse público até aqui, a especialista foi concedida pela Semed”, ressalta.
Com 17 projetos a biblioteca resiste ao tempo e cresce a cada dia, a previsão para o ano de 2019 é de novas parcerias, entre elas, uma com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), é robótica na biblioteca.
“Buscamos sempre trazer algo novo, para 2019 o projeto de robótica, em novembro agora a gente começa também o festival de contação de história, buscando incentivar a arte e cultura”, finaliza Sueli.