Polícia

22/09/2018 08:13

Operação da PF mira esquema bilionário de contrabando de cigarros envolvendo policiais

Corrupção de policiais é um dos alvos da investida da operação

22/09/2018 às 08:13 | Atualizado Thiago de Souza
Grandes somas de dinheiro foram apreendidas pela PF - Divulgação PR

A Polícia Federal deflagrou a operação Nepsis, com 280 agentes em quatro estados e em Mato Grosso do Sul, na manhã deste sábado (22). O objetivo é desarticular organização criminosa sofisticada que atua no contrabando de cigarros do Paraguai. Forças como a Polícia Rodoviária Federal e Exército e Aeronáutica dão suporte às ações.

Conforme a PF, são 43 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão contra a quadrilha que formou um consórcio de grandes contrabandistas e resultou em uma sofisticada rede de escoamento de cigarros vindos do Paraguai pela fronteira de MS. A PF ainda cumpre 12 suspensões de exercício de atividade policial. Além de MS, a ação atinge São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas.

O modo de operar da organização criminosa se estruturou em dois pilares, diz a polícia: sistema logístico com características empresariais, com centenas de pessoas atuando nas funções de gerentes, batedores, olheiros e motoristas e também a corrupção de policiais aliciados para participar no esquema criminoso.

Organização criminosa era sofisticada, diz PF. (Foto: Divulgação PF)

As investigações estimam que, em 2017, os envolvidos tenham movimentado ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros entregues às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Os valores em mercadorias contrabandeadas atingem cifras superiores a R$ 1,5 bilhão.

Entre os presos, além dos líderes e dos gerentes da organização criminosa, encontram-se policiais da PRF, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul.

O nome da operação, Nepsis, diz a PF, reporta a um termo grego que significa vigilância interior, estado mental de atenção plena, em uma alusão à vigilância necessária para combater as sofisticadas atividades contrabandistas e também à própria atividade de fiscalização estatal no combate à cooptação integrantes de órgãos de repressão e fiscalização.

Cigarros do Paraguai foram apreendidos em diversas regiões do país. (Foto: Divulgação PF)

Até o momento, foram apreendidas grandes quantias em dinheiro, sendo real e dólar, assim como milhares de caixas de cigarros. Em uma casa de alto padrão em Porto Morumbi, distrito de Eldorado, em MS, carros e embarcações de luxo também foram apreendidas. 

No Nordeste, uma das ações ocorreu em um resort. Armas de grosso calibre e munições também foram encontradas.

Ainda pela manhã, haverá entrevista coletiva na Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande para detalhar as ações.