06/08/2018 13:10
É oficial: MS tem seis candidatos ao Governo do Estado; conheça os interessados
Partidos e coligações homologaram nomes, mas têm até 15 de agosto para registrar na Justiça Eleitoral
O prazo para fim das convenções terminou neste domingo (5), conforme o calendário da Justiça Eleitoral, e seis pré-candidatos ao Governo do Estado foram homologados. PSDB, MDB, PDT, PT, PV e PSOL encabeçam as campanhas neste ano em Mato Grosso do Sul.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou a pré-candidatura à reeleição do governador Reinaldo Azambuja, de 55 anos. Azambuja disse, em seu discurso no último sábado (4), que vai defender o legado produzido nos último quatro anos. Como vice, o partido, que reúne o maior número de partidos, escolheu o ex-prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM).
Reinaldo Azambuja e Murilo Zauith - Foto: André de Abreu
Já o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tem como principal pré-candidata a senadora Simone Tebet, de 48 anos. Após a prisão do ex-governador André Puccinelli, principal líder do partido, Simone foi indicada por ele para disputar o pleito de 2018. Ao seu lado, foi escolhido para ser vice o promotor de justiça Sérgio Harfouche, do PSC.
Simone e Sérgio Harfouche, candidato a vice - Foto: Reprodução/MDB.
No Partido Democrático Trabalhista (PDT), a estrela é o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, de 68 anos. O juiz deixou a magistratura e se lança na política ao disputar o Governo do Estado. Antes de aceitar o convite, Odilon foi fortemente assediado pelo presidenciável Ciro Gomes para que disputasse o pleito em 2018. Após várias trocas de vice, o partido homologou o bispo da Igreja Sara Nossa Terra, Marcos Antonio Camargo Vitor, 53 anos, de Dourados.
O vice bispo Antônio Camargo e Odilon de Oliveira. Foto: Reprodução/Assessoria
Quanto ao Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amamducci, de 55 anos, foi o indicado para disputar a vaga para o Governo do Estado. O nome foi confirmado no dia 28 de julho, durante convenção petista realizada na Fetems, em Campo Grande. O vice é a advogada Luciene Maria da Silva, que veio da região do Bolsão.
A vice Luciene Maria e Humberto Amanducci. Foto: Reprodução/Facebook.
O Partido Verde (PV) tem como pré-candidato o engenheiro civil e advogado, além de ex-vereador por Campo Grande, Marcelo Bluma, de 55 anos. A vice para compor chapa ao partido é professora Ana Maria Bernardelli, da Rede.
A vice Ana Maria Bernardelli e Marcelo Bluma. Foto: Reprodução/Facebook.
Também na disputa, vem o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com o advogado especialista em Direito Público e ex-vice-prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo, de 55 anos. A vice é a agricultora familiar Dina Freitas.
A vice Dina Freitas e João Alfredo. Foto: Reprodução/Laura Toledo/TV Morena
Conforme o calendário do Superior Tribunal Eleitoral (STE), os partidos e coligações devem registrar na Justiça Eleitoral os candidatos escolhidos em convenção até às 19 horas do dia 15 de agosto.