Cultura

27/07/2018 08:12

Primeiro dia de festival em Bonito tem cidade lotada, homenagens e protesto

Em frio de 13ºC, evento começou com música regional, dança, cinema e teatro

27/07/2018 às 08:12 | Atualizado Amanda Amaral
Aurélio Vinícius

Foi dada a largada oficial para a 19ª edição do Festival de Inverno de Bonito na noite desta quinta-feira (27). De apresentações artísticas a protestos contra a falta de incentivo na cultura, o dia de lançamento foi focado no regional e movimentou as ruas da cidade, lotadas de turistas e moradores.

Antes dos shows musicais da noite, o palco principal foi local para homenagear a dupla sertaneja que marcou história, Amambai e Amambaí; e Mayara Amaral, musicista campo-grandense assassinada em 2017 e que virou símbolo da luta contra o feminicídio; e o grupo teatral Senta que o Leão é Manso.

Depois, se apresentaram os artistas bonitenses na segunda edição do Canta Bonito e, com seu show ‘Bem Sertanejo’, o cantor Michel Teló levou seus sucessos e outros clássicos da música sertaneja, no frio de 13ºC que não parecia espantar nenhum espectador na Praça da Liberdade.

O secretário de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, destacou que a edição priorizou a vontade da população local nos atrativos culturais e conseguiu maior estrutura através da parceria privada, com a rede Energisa. “Foi estimulada a cidadania, criando uma comissão na cidade, pra cidade se apropriar, não adianta só o Estado fazer isso. Não adianta só trazer gente de fora, não trazer sertanejo, que os moradores pediram”, diz.

Para a próxima edição, é esperado o Canta Bonito Kids, levando ao palco as crianças que são talentos da cidade, e deve ser criado em breve um centro de formação de música. Ainda, o secretário destaca a diversidade de percepções musicais desta edição.

Protesto

Mais cedo, o grupo de dança Streetpop apresentou o espetáculo ‘Virtu(eu)’ no festival e, ao fim, mostraram uma faixa com o escrito “SOS Cultura”. O ato foi protesto contra a falta de investimento público na cultura sul-mato-grossense, especialmente o segmento da dança. 

(Foto: Aurélio Vinícius)

Os grupos Ginga Companhia de Dança e Cia do Mato Dança Contemporânea anunciaram boicote à edição do festival, pelo mesmo motivo. Eles não devem cumprir as apresentações programadas.

Festival

O Festival de Inverno de Bonito é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Bonito, Governo Federal e Energisa. A programação é extensa e segue até o domingo (29), podendo ser acessada na íntegra neste link.