há 6 anos
Secretário diz que filas da saúde serão otimizadas, mas não zeradas pela Caravana
Nova fase do projeto volta à ativa amanhã (23) e pretende realizar 18 mil cirurgias em 2018
A Caravana da Saúde em Mato Grosso do Sul será retomada neste sábado (23), em Campo Grande e outras duas cidades. O projeto do Governo do Estado deve apenas diminuir as filas da saúde pública nas especialidades determinadas, e não zerá-las, como afirma o secretário da pasta, Carlos Coimbra.
“Com os procedimentos conseguimos diminuir a demanda, mas não vai ser o necessário para zerar as filas. Serão otimizadas pela Caravana, mas ainda vai haver”, explicou Coimbra, diminuindo as expectativas que o governo destacava ao lançar o projeto, no início da gestão.
A nova etapa, denominada “Saúde Mais Perto de Você” pretende realizar 50 mil procedimentos, entre cirurgias e exames gerais, e regionalizá-los ao levar os atendimentos aos municípios de Costa Rica e Maracaju. Nestes locais, somente as cirurgias serão realizadas.
Os atendimentos na Capital começam amanhã no Parque Ayrton Senna vão até o dia 6 de julho. Na estrutura montada para atender os pacientes, serão feitas apenas algumas cirurgias mais simples nas especialidades oftalmo e vascular.
Nos hospitais Santa Casa, Hospital São Julião, Maternidade Cândido Mariano e Hospital Regional, em parceria com a prefeitura, o atendimento vai até o fim do ano. Nesses locais, os procedimentos cirúrgicos acontecem em dias de menor demanda, como finais de semana.
Entre as consultas, estão as especialidades de dermatologia, vascular, ginecologia e mastologia, gastroenterologia, pneumologia, cardiologia, urologia, neurologia e cirurgia geral, como de hérnia e vesícula.
Na parte das cirurgias, são realizadas as de tipo geral, oftalmo, ginecologia, otorrino, urologia, ortopedia e vascular. Os exames disponíveis serão os laboratoriais, mamografia, ultrassom das mamas, Papanicolau, com preventivo, e biopsia bucal.
A expectativa é realizar 32 mil consultas, 30 delas somente oftalmológicas, e mais de 18 mil cirurgias, 13 mil delas também otalmo.
Caravana nas Escolas
Até 15 de junho, em 40 dias de atendimento, a Caravana nas Escolas atendeu 29.153 mil alunos e realizou 145.765 mil exames, onde 22,5% dos estudantes apontou alteração de visão ou audição.
Entre amanhã (23) e o dia 6 de julho, acontecerão os exames específicos e entregas de óculos e aparelhos auditivos. Houve 29,72% de abstenção, número considerado alto pela Secretaria Estadual de Saúde, que deve realizar nova chamada nas escolas participantes.