Campo Grande

30/05/2018 16:21

Agepen realiza a entrega do 5º parque de pneus confeccionados na Máxima

A novidade desta entrega é o mini-campo de futebol e o quadriciclo, tudo feito com peças inéditas e a criatividade dos próprios presos

30/05/2018 às 16:21 | Atualizado Agepen
Agepen

O quinto Centro de Educação Infantil (Ceinf) foi contemplado com a instalação do parque de pneus, confeccionados por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande. A solenidade de entrega aconteceu nesta quarta-feira (30), no Ceinf Vera Alba Congro Bastos, no bairro Uirapuru.

A iniciativa integra o projeto Arte com Pneus desenvolvido por meio da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao todo, dez internos do regime fechado confeccionam direta e indiretamente os brinquedos de pneus e outros cinco reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira realizam a montagem dos parques.

Representando o diretor-presidente da Agepen, a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, destacou o trabalho desenvolvido no projeto como uma das ações de reinserção social dos custodiados. “Essa é mais uma oportunidade no processo de ressocialização dos presos e é gratificante ver as crianças brincando nesses parques que foram elaborados por eles”, afirmou agradecendo a parceria com a Prefeitura, por meio da Semed.

Presente no evento, o prefeito Marquinhos Trad, frisou sobre a importância dessa parceria, que já beneficiou 1,6 mil alunos. “Nós trabalhamos para oferecer o melhor para nossas crianças e essa parceria junto com a Agepen tem contribuído muito com o desenvolvimento delas, produzindo esses brinquedos”.

Com muita diversão e colorido, os 230 alunos do Ceinf Vera Alba agora podem aprender brincando no parque de pneus instalado no local que conta com 17 peças. A novidade desta entrega é o mini-campo de futebol e o quadriciclo, tudo feito com peças inéditas e a criatividade dos próprios presos.

O parque também conta com cama elástica, balanços, circuito psicomotor, além do jardim e a horta que foram revitalizados e ganharam canteiros de proteção com os pneus. Uma cerca em alambrado também foi construída pelos reeducandos para dividir os espaços do local.

Segundo a diretora Marina Cezária, a unidade ficou sem parquinho por mais de cinco anos, já que estavam enferrujados e por questão de segurança foram retirados. “Receber esses brinquedos é uma alegria imensa para as crianças, que acompanharam a construção do novo parque pelas janelas das salas de aula. Então, elas estão radiantes”, ressaltou a diretora afirmando que também será um instrumento importante no desenvolvimento dos projetos pedagógicos da unidade.

Além da ação social do projeto, que reflete diretamente em melhorias para as crianças e para os presos, o Arte com Pneus também contribui para o meio ambiente, já que dá destinação sustentável para pneus velhos, que também poderiam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o coordenador do Projeto, agente penitenciário Vinícius Saraiva, que junto com o professor Felipe Augusto da Costa Souza idealizou a proposta, desde o início do trabalho, mais de 600 pneus velhos foram retirados do meio ambiente para atender à demanda, e mais de 130 brinquedos produzidos.