17/03/2018 15:15
Moradores denunciam abandono e vandalismo no antigo trem do Pantanal
Falta de iluminação contribui para a ação de vândalos
Tumultos e noites barulhentas na esplanada ferroviária têm tirado o sossego dos moradores da Vila Noroeste, em Aquidauana – cidade 148 quilômetros distante de Campo Grande. O que antes era cartão postal do município, hoje o Trem do Pantanal ficou totalmente abandonado, servindo de abrigo para vândalos e usuários de drogas.
Quem passa pelo local, custa a acreditar que o local onde há mato alto e lixo acumulado já foi um espaço de convívio e orgulho para os aquidauanenses. Dentro dos vagões, a situação é ainda pior: ares-condicionados quebrados, pedaços de vidros no chão, bancos depredados e pichações por toda a extensão do trem.
Além da baderna que toma conta do ambiente, quando a noite cai, a comunidade ainda precisa conviver com os animais peçonhentos que aparecem aos arredores do bairro.
“O mato está em 1 metro de altura e toda semana precisamos dar banho de veneno no cachorro, pois, com esse tempo chuvoso, a vegetação atrai carrapatos, escorpiões, sapos e cobras.”
Mesmo com ronda policial, a sensação de quem precisa passar a pé pelo local é de insegurança. A falta de iluminação faz com que os pedestres não saibam quem está por trás da escuridão, sofrendo até risco de serem atacados por animais de grande porte que se escondem no meio do matagal.