06/02/2018 17:36
R$ 2,77: Energisa defende cobrança por 2ª via de conta, mesmo após notificação do Procon municipal
Órgão em Campo Grande diz que empresa de água deixou de onerar consumidor pelo serviço
A Energisa defendeu a cobrança de R$ 2,77 pela 2º via de conta de luz, emitida no escritório da empresa em Campo Grande. Nesta semana, a empresa foi notificada pelo Procon municipal, que viu ilegalidade na cobrança. Para a concessionária, a medida é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
''Desta forma, a cobrança possui veracidade e legitimidade, conforme disposto no artigo 102, inciso VI e artigo 103, da resolução normativa nº 414/2010...'', informou a Energisa.
No entanto, conforme Waldir Custódio, subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor, a cobrança por esse tipo de serviço é ilegal.
''Isso é um serviço que não pode ser cobrado. Consumidor tem que pagar por aquilo que consome'', explicou o advogado.
Segundo o órgão, ''é vedado pelo código consumerista a existência de cláusulas contratuais e práticas que onerem o consumidor retribuir os encargos suportados em razão das custas existentes para a cobrança das obrigações, sem que lhe seja ofertado o mesmo direito em favor do consumidor''.
A assessoria da empresa disse que a cobrança só é feita quando a 2ª via é retirada diretamente no escritório e esclarece que disponibiliza aos seus clientes obtenção da 2º via, gratuitamente pelo site e do aplicativo da empresa.