Cidades

21/12/2017 11:00

'Chega de apadrinhamento', diz Marquinhos sobre eleição direta de diretores na Reme

Projeto é um das promessas de campanha do prefeito

21/12/2017 às 11:00 | Atualizado Rodson Willyams e Airton Raes
Wesley Ortiz

O prefeito Marquinhos Trad (PSD), disse que encaminhou projeto para Câmara Municipal que prevê eleição direta para professores da Reme (Rede Municipal de Ensino). Esta é uma das promessas de campanha que o prefeito coloca em prática. 
"A gente fez como processa de campanha", comentou. "Chega de apadrinhamento, essa ação de eleição vai fazer uma limpeza dentro da gestão da educação", pontuou. 

Marquinhos havia informado em agosto deste ano, que teria encomendado um estudo junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), para realização das eleições diretas para os diretores de 97 escolas e 102 Centro de Educação Infantil de Campo Grande. No entanto, na ocasião teria revelado que as eleições só deveriam acontecer em 2018. 
 
Polêmica
Após assumir a administração, Marquinhos chegou a declarar que houve 'falta de tempo hábil para promover a escolha por meio de votação', e havia decido manter a indicação dos dirigentes e vices. A decisão chegou a provocar polêmica.
 
No início do ano, o presidente  da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) Lucílio Nobre, havia garantido que as eleições para diretores ocorreriam até o final deste ano. O sindicato fez parte da comissão que tinha como papel elaborar a minuta do projeto.

Na época, teria lembrado que venceria o prazo para que a Semed promovesse a implementação do Plano Municipal de Educação (PME), aprovado na Câmara de Vereadores de Campo Grande em junho de 2015. Isso significaria que até junho, a comissão deveria ter todos os critérios definidos para apresentar à Câmara de Campo Grande. Porém, o projeto foi encaminhado pela prefeitura no último dia da sessão.