25/08/2017 19:00
Após enchente e casas alagadas, moradores denunciam imobiliária por descaso
Administradora do condomínio alega desconhecimento sobre reclamações de moradores
Moradores do Condomínio Sitiocas, localizada no Bairro Rouxinóis, em Campo Grande, denunciam descaso da imobiliária Monte Líbano, contratada pela Caixa Econômica Federal para administrar o residencial. Devido às fortes chuvas que caíram semanas atrás, residências do local foram alagadas por enchentes, devido a falta de tubulação para escoamento das águas pluviais.
Glacielle Vasconcelos Dutra, membro da comissão de moradores criada para resolver o problema junto à imobiliária, informou que os moradores de uma das unidades do condomínio precisaram abrir uma passagem no muro que divide as unidades para que a água pudesse escoar. Eles também enfrentavam o mesmo problema, que acabou se instalando de vez no Sitiocas II.
"A imobiliária veio e modificou a abertura, colocou uma grade e, desde então, nós estamos com esse problema de enchente, com água invadindo as residências. Nós avisamos a imobiliária e até agora não tivemos respaldo, ligamos lá e eles alegam que não sabem de nada, mesmo quando quase todo mundo ligou informando o caso e mandando e-mails", comenta.
Pelas imagens encaminhadas ao Portal é possível ver que o condomínio se transformou em um verdadeiro rio, inundado pelas águas da chuva. O caso, inclusive, já foi denunciado pelas redes sociais.
Veja o Vídeo:
Outros problemas
Além disso, Glacielle ainda revela que há outros problemas com a imobiliária. "Nós precisamos de manutenção no condomínio. Por exemplo, o portão de entrada sempre apresenta problemas, fora outras manutenções que precisam de melhorias".
Outros moradores relataram ao Portal que tiveram os serviços essenciais cortados, como água e luz, e precisaram fazer uma espécie de 'vaquinha' para terem os serviços de volta. Isto, considerando que todo mês é cobrado R$ 105 como taxa do condomínio.
A falta de acesso a contabilidade do condomínio é outro problema. "Nós não conseguimos ter acesso aos dados bancários do nosso condomínio. Após muita insistência, eles mandaram os dados de dezembro até maio deste ano, mas sempre faltando informações".
E ainda explicou que os moradores já tiveram problema com outra imobiliária. "O nosso dinheiro sumiu", relata Glacielle, que há muita dificuldade em o problema com a Caixa Econômica Federal, "nós não conseguimos denunciar esse descaso, lá é só por telefone ou via Ouvidoria. A única forma é com ação judicial".
Reunião
Os moradores informaram que após manifestarem a ideia de denunciar o caso, a imobiliária, por meio da responsável do condomínio, respondeu a um e-mail, encaminhado há meses, para conversar com os moradores. "Agendaram uma reunião para o dia 29, e alegaram que tiveram um problema no e-mail, mas a responsável me disse que viu o e-mail quando liguei pra ela", afirmou outra moradora que não quis se identificar.
A imobiliária
A reportagem procurou a Imobiliária Monte Líbano, por meio de telefone, em duas tentativas. Contudo, a equipe não conseguiu falar com a responsável identificada pelos moradores como Simone, que seria a responsável por administrar os imóveis.
Na segunda tentativa, fomos atendidos por um funcionário identificado apenas por Aiton, que afirmou não haver problemas no local e não saberia do que se tratava o assunto, nem qual seria o problema no condomínio.
Ao ser questionado sobre as ligações e e-mails encaminhados para a imobiliária, o funcionário apenas informou que "as portas da imobiliária estão abertas, das 8 às 18 horas" e que não poderia mais falar sobre o assunto.