17/08/2017 19:00
Sinalização em rotatória ajuda no engarrafamento, mas divide opiniões entre motoristas
Com a troca de viaduto por semáforos e a criação de uma terceira pista, economia estimada é de R$ 28 milhões
A sinalização na rotatória da Avenida Mato Grosso com a Via Park, inaugurada oficialmente nesta quarta-feira (16), já ajuda no tráfego do local, diminuindo as grandes filas de engarrafamento nos horários de pico. Com a troca de viaduto por semáforos e a criação de uma terceira pista, o Estado e a prefeitura conseguiram uma economia de R$ 28 milhões.
Apesar de ajudar no tráfego, motoristas dividem opiniões sobre a sinalização no local. Segundo o estudante Marco Nunes, o trânsito continuará travado no cruzamento das vias. ''Vai fracionar o engarrafamento, mas vai travar o trânsito do mesmo jeito'', disse.
Já o advogado Caio Moura aposta que a sinalização na rotatória irá melhorar o fluxo de veículos, diminuindo as chances dos longos congestionamentos. ''A sincronia de tempo permite que o fluxo de veículos seja igual nos quatro sentidos'', opinou.
Alguns leitores ressaltaram que a sinalização desafogou o trânsito na rotatória, mas afogou em outros pontos. ''Ajudou a desafogar o trânsito na rotatória, mas transferiu o problema para outros trechos. Na Mato Grosso não tem onda verde e está causando congestionamento'', disse um leitor.
Há também relatos de dificuldades de sair da rotatória e pegar a Via Park no sentido shopping.
Modificações
Na nova rotatória foram instalados quatro conjuntos de semáforos inteligentes – equipados com controladores que organizam o tempo de duração dos sinais verde e vermelho conforme o fluxo de veículos. A readequação ainda ampliou o número de faixas de rolamento da avenida Mato Grosso, de duas para três.
Outra mudança feita foi a implantação de um novo trecho de avenida Teodorowick (entre as avenidas Antônio Maria Coelho e Mato Grosso), que serve como opção de acesso ao Parque dos Poderes e ao bairro Carandá Bosque. Também houve intervenções na drenagem das vias.