20/08/2017 11:00
Serviço de telefonia celular lidera reclamações no Procon/MS
A surpresa fica por conta da internet, que registrou o menor número de reclamações do período analisado
O serviço de telefonia celular é o campeão em reclamações no Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor). Segundo levantamento realizado pelo Governo do Estado, a instituição recebeu 2988 reclamações sobre o serviço entre janeiro e junho de 2017. Em segundo lugar do ranking estão os serviços de água e esgoto, com 1770 reclamações registradas.
Na sequência aparecem as empresas de energia elétrica, com 1505 reclamações, e de cartão de crédito, com 1306. Durante o primeiro semestre, o Procon/MS ainda registrou 1188 problemas com bancos comerciais e 995 com serviços de telefonia fixa, que incluem planos de expansão, compras, vendas e locações.
“Desde quando eu cheguei aqui, os serviços são os mais reclamados: telefonia, água, energia, esses serviços são os que mais geram demandas. Têm vários fatores, primeiro o número de ‘market share’ que nós chamamos, o número de pessoas que usam esse serviço é muito alto. Então por isso a relação do consumidor é mais frágil nesse requisito”, explica o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão.
Em ordem, completam o ranking as empresas de TV por assinatura; estabelecimentos comerciais (supermercado, loja, padaria, etc.); outros contratos; escolas e faculdades; telefones (convencional, celular, interfone); financeiras; cartões de lojas; informática (provedor de acesso à internet e outros); cursos livres; seguros; agências de viagem; acessórios para aparelhos eletrônicos, de pilha ou elétricos; e vestuário.
Superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão - Foto: André de Abreu
A surpresa fica por conta da internet, que registrou o menor número de reclamações do período analisado: apenas 113, ficando em 20º lugar do ranking do Procon/MS.
Entre os serviços essenciais, como telefonia, água, energia e transporte, os principais problemas são cobranças indevidas ou abusivas, dificuldades em resolver as demandas pelo SAC das empresas e para obter informações sobre os serviços, problemas para tirar dúvidas sobre cobranças, valores e reajustes e até mesmo ocorrências de não oferecimento do serviço.
A lista completa das empresas mais reclamadas está disponível aqui.