Polícia

02/07/2017 10:42

Jovem filmava discussão entre PM's e pode ter sido baleado por arma de sargento foragido

Gustavo passou por cirurgia e não corre risco de morrer

02/07/2017 às 10:42 | Atualizado Thiago de Souza
Sargento matou um e feriu outro no Nova Lima - Wesley Ortiz

O disparo que atingiu Gustavo Oliveira Mendonça,18, na barriga pode ter vindo da pistola .40 usada pelo sargento da PM, César Diniz da Silva, que trocou tiros com o tenente João Miguel Além Rocha,50. O tenente foi atingido por quatro tiros, socorrido, mas não resistiu e morreu 46 minutos depois, na Avenida Gualter Barbosa, no Nova Lima.  

Conforme o boletim de ocorrência, o irmão de Gustavo, Luan, relatou que ele e o irmão caminhavam pela avenida, quando viram a discussão entre os militares. Luan e o irmão passaram a  filmar a briga, momento em que perceberam o tentente Rocha dar um tapa na cara do sargento Diniz.

Ainda segundo Luan, após a agressão, os dois militares levaram a mão à cintura, puxaram armas e trocaram tiros. Ele acredita que o disparo que atingiu o irmão tenha vindo da arma do sargento Diniz, já que ele estava de frente para eles e na mesma direção.

O vídeo foi encaminhado por e-mail para o delegado que, até o momento, conduz as investigações, Camilo Kettenhuber e passa por perícia.

Gustavo, que foi atingido por um tiro na barriga, não corre risco de morte. Ele foi socorrido após ser alvejado e levado para a Santa Casa onde passou por cirurgia no abdôme. Segundo o hospital, a vítima está lúcida, conversa, mas não tem previsão de alta.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, um médico informou ao delegado Camilo Kettenhuber que o projétil não seria retirado de Gustavo.

Duas outras testemunhas diretas do caso já prestaram esclarecimentos ao delegado. Um é o motorista do guincho, acionado pelo tenente Rocha para levar o veículo Sendra e outro é um amigo pessoal do tenente Rocha, que inclusive levou o militar para rebocar o carro.

O crime

Por volta do meio dia desse sábado (1), o sargento César Diniz e o tenente Rocha passaram a discutir por conta da venda de um carro Nissan Sendra, em frente uma oficina mecânica, na Avenida Gualter Barbosa, no Nova Lima.

Após a discussão, testemunhas disseram que Rocha deu um tapa no rosto de Diniz, e que os dois teriam sacado suas armas e trocado tiros.
Rocha, que estava com um revólver 38 levou três tiros. Ele foi socorrido por 46 minutos mas não resistiu. Diniz que estaria com uma pistola .40 fugiu do local e prometeu se apresentar na segunda-feira.