Polícia

11/05/2017 09:05

Investigado na Máquinas de Lama, empresário é preso com munições em casa

Rodolfo Holsbak é dono da H2L Soluções

11/05/2017 às 09:05 | Atualizado Airton Raes

Investigado na Operação Máquinas de Lama, deflagrada na manhã desta quinta-feira (11), o empresário Rodolfo Holsbak foi preso por porte ilegal de munições. Segundo o advogado Carlos Marques, os artefatos foram encontrados pelos policiais federais durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do empresário.

Rodolfo é dono da H2L Soluções, uma das doadoras de campanha do ex-governador André Puccinelli (PMDB) e do ex-secretário de Obras, Edson Giroto. A empresa domina os contratos de locação de máquinas de reprografia (cópias) e impressoras para o Governo do Estado, com instrumentos disponíveis na maioria dos órgãos públicos e escolas de Mato Grosso do Sul.

A PF (Polícia Federal) também realizou buscas na sede da H2L Soluções, localizada na Avenida 25 de Dezembro, próximo ao Fórum Heitor Medeiros, em Campo Grande. Ao todo, são três mandados de prisão preventiva, nove mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens e valores.

Também estão entre os alvos as empresas HBR Medical e Gráfica Alvorada. O ex-secretário-adjunto de Fazenda, André Cance, e o empresário Mirched Jafar Junior foram presos no âmbito da Operação e o ex-governador André Puccinelli (PMDB) presta depoimento na sede da PF, no bairro Santo Amaro.

A Máquinas de Lama reúne 210 policiais federais em Campo Grande, Três Lagoas, Nioaque, Porto Murtinho, São Paulo e Curitiba. O objetivo é apurar sobrepreços e desvios em obras públicas em Mato Grosso do Sul e o pagamento de cerca de R$ 150 milhões em propinas para os suspeitos.

De acordo com a PF, a nova fase foi deflagrada após análise dos materiais apreendidos em fases anteriores, cotejados com fiscalizações, exames periciais e diligências investigativas, as quais “permitiram aprofundar o conhecimento nas práticas delituosas da Organização Criminosa”.