21/04/2017 07:00
'Pescador' da Odebrecht, Zeca foi multado pela PMA por pesca ilegal no Rio Apa
Deputado federal foi flagrado pescando em plena piracema em seu reduto em Porto Murtinho
Estranha coincidência. O deputado federal e ex-governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, que figura na lista Odebrecht. como 'pescador' foi multado justamente pela prática esportiva.
Antes da denúncia vir a tona na Lava Jato, Zeca virou notícias em um caso similar em relação ao seu apelido. No dia 1° de março, deste ano, o deputado federal foi flagrado pela Polícia Militar Ambiental pescando em pleno período de piracema. O agentes multaram o político em R$ 700, enquanto estava no Rio Apa, na região de Porto Murtinho.
A PMA não deu detalhes, apenas chegou a comentar que Zeca carregava varas de pesca e outros equipamentos, que seriam proibidos, considerando que estava no período da Piracema. A assessoria de imprensa de Zeca chegou a afirmar que o parlamentar possuía licença de pesca na modalidade pesque e solte, cujo vencimento é em abril. Porém, na hora do flagrante o petista não portava o documento e por isso foi multado.
Na outra 'modalidade de pescador', os delatores revelaram em depoimento na Lava Jato, que o petista é suspeito de ter recebido R$ 400 mil durante a campanha ao governo do Estado, em 2006. O valor teria sido pago em favor de 'agentes públicos', sendo que o próprio parlamentar teria indicado um arrecadador de campanha, identificado como Fadel Tajher Iunes Júnior.
Em ofício que autoriza a abertura de investigação contra o ex-governador, os ex-executivos 'esmiuçaram' reuniões com o ex-senador Delcídio do Amaral e representantes da empresa e ainda citaram que a Odebrecht teria 'créditos' a receber por obras em MS.
Diante da denúncia ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e relator da Lava Jato, encaminhou para a Procuradoria-Geral da República, em Mato Grosso do Sul, a denúncia referente aos delatores do Grupo Odebrecht, João Antônio Pacífico Ferreira e Pedro Augusto Carneiro Leão Neto, sobre os supostos pagamentos de vantagens indevidas feito ao governo de Zeca do PT. O caso agora será apurado.