Cidades

31/03/2017 14:12

Pesando pouco mais de 1kg, nasce bebê de grávida com morte cerebral

Yago nasceu no final da manhã desta sexta-feira (31) e passa bem

31/03/2017 às 14:12 | Atualizado Kerolyn Araújo e Amanda Amaral
Bebê permanece internado e passa bem - André de Abreu

Yago, o bebê de Renata Souza Sodré, 22 anos, que teve morte cerebral no dia 27 de fevereiro e estava sendo mantida por aparelhos, nasceu no final da manhã desta sexta-feira (31) na Santa Casa de Campo Grande. 

De acordo com informações da assessoria de imprensa do hospital, o bebê nasceu com 34 cm e 1 quilo e 50 gramas. Após o parto, a criança foi encaminhada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Santa Casa, onde respira com máscara de oxigênio e passa bem.

Conforme o hospital, o parto estava agendado para a próxima terça-feira (4), quando Renata completaria 28 semanas de gestação, mas teve que ser adiantado porque o corpo da paciente deixou de responder aos estímulos. A jovem não passará pelo procedimento de doação de órgãos, já que há suspeita dela ter contraído algum tipo de infecção, que teria causado a piora de seu quadro, o que a exclui do protocolo padrão. 

Abalados, familiares de Renata estão no hospital, onde visitaram a criança. A irmã da jovem, Adrielly de Souza Avalos dos Santos, 20 anos, falou do sobrinho e lembrou da irmã emocionada. "Ele é bem pequenininho. Ela (Renata) foi uma guerreira. Ficamos com a lembrança boa, muita saudade, dor, mas com fé em Deus'', ressaltou.

Os familiares já autorizaram o hospital a desligar os aparelhos que mantinham o organismo da jovem funcionando.

O caso

Renata passou mal no dia 27 de fevereiro e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Tiradentes, mas já chegou ao local desacordada. Diagnosticada com Acidente Vascular Cerebral (AVC), a jovem foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande.

Após a morte cerebral ter sido confirmada, familiares autorizaram manter a jovem respirando por aparelhos até completar 28 semanas de gestação.