22/03/2017 19:00
Prefeitura repõe estoque, mas medicamentos controlados em Caps acabam em 24 horas
Sesau diz que novos remédios devem chegar em abril
Pacientes dos Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) que dependem de medicação controlada, continuam à espera dos remédios Diazepan e Amytril. O estoque, que estava zerado há pelo menos seis meses, foi reposto pela Sesau no último sábado (18), mas não durou nem 24 horas, segundo denunciantes.
O irmão de um jovem que sofre de problemas psiquiátricos relata que vai ao Caps Aero Rancho pegar os medicamentos, mas há pelo menos seis meses estava comprando o Diazepan, Amytril e Carbamazepina. Ele usa a brincadeira para mostrar que os medicamentos são de extrema necessidade para pacientes. ''O doido não pode ficar sem tomar, se não põe fogo na casa''.
''Pago vinte reais por cada medicamento'', relatou o parente, que preferiu não se identificar. Ele diz que telefonou no Caps para perguntar sobre os remédios e teria sido informado que não há previsão de chegada. ''Ou seja, continua a mesma merda de antes'', reclamou.
A Sesau confirmou que houve reposição no estoque no sábado e disse que os procedimentos burocráticos para aquisição de mais medicamentos psicotrópicos já estão em andamento, e que provavelmente no próximo mês o estoque deve ser reposto.