20/03/2017 12:02
Reinaldo: após 'pirotecnia' da PF, embaixador do Canadá visita MS para avaliar carne
Governador voltou a reclamar do estardalhaço da operação e garantiu que a carne de MS 'sempre foi de qualidade'
Preocupado com os reflexos das denúncias da Polícia Federal na Operação 'Carne Fraca', que abalaram a indústria frigorífica no país, o governador Reinaldo Azambuja, do PSDB, ao lado do governador do Mato Grosso, Pedro Taques, do PDT, garantiu que a carne produzida em Mato Grosso do Sul sempre teve 'excelência de qualidade'.
Durante agenda na Capital, nesta segunda-feira (20), Reinaldo afirmou que, dos 21 frigoríficos investigados pela Polícia Federal, nenhum deles são do Estado. "Esses frigoríficos não representam nem 0,5% no Brasil", pontuou. E ainda afirmou que a operação Carne Fraca prejudicou o setor. "A Operação da PF, Carne Fraca, foi uma pirotecnia. Por conta de poucos investigados, eles vão prejudicar muito".
Segundo Reinaldo, a Operação quis 'criminalizar a carne do Brasil'. "E por consequência, criminalizam a carne de Mato Grosso do Sul. O estado sempre foi conhecido pela excelência da carne".
Pedro Taques, governador de Mato Grosso, afirmou que os dois estados, tanto Mato Grosso do Sul quanto Mato Grosso, reúnem mais de 20 milhões de cabeça de gado. "Tanto no MT e MS, nenhuma planta foi investigada. A vigilância sanitária dos estados sempre agiu com extremo rigor e nenhuma irregularidade foi encontrada. Não podemos deixar que inocentes sejam prejudicados", finalizou.
Preocupação
Os reflexos da denúncia já preocupam o governador Reinaldo Azambuja. Conforme ele, o Canadá, um dos principais importadores de carnes do Estado, enviou o embaixador que já está em Campo Grande, para tomar conhecimento referente às denúncias feitas pela PF.
Tanto Reinaldo quanto Taques devem se encontrar com o embaixador canadense e ambos devem afirmar que os estados não estão envolvidos nas investigações da Polícia Federal.
Por fim, o governador tucano ainda afirmou que o cidadão comum ficou abalado com as denúncias, mas pode ter tranquilidade "porque sempre tivemos muita qualidade e rigor".
Acordo entre MT e MS - Segurança
No encontro entre os governadores, ocorrido em um hotel da Capital, os chefes dos Estados fecharam parceria para a troca de informações em segurança pública. Os secretários das respectivas pastas também estiveram presentes e um acordo foi assinado. O termo de compromisso vai permitir o acesso mútuo aos sistemas de inteligência entre as pastas e permitir a troca de informações sigilosas.
Reinaldo Azambuja ainda afirmou que o Governo Federal não dá o suporte necessário no auxílio nas fronteiras. Porém, reiterou que a parceria entre os estados vai facilitar o trabalho de fiscalização. Taques ainda declarou que "meio ambiente e segurança, não há fronteiras".
O tucano lembrou que MS conta com ajuda do Sisfrom e que o governo da Bolívia também ajuda o Estado na troca de informações. Ainda que esse termo de cooperação é algo inovador e que segue conversando com os outros estados como Paraná, Minas Gerais e Goiás.