04/03/2017 18:10
Bairro mais populoso de Campo Grande, Aero Rancho vira 'piscinão' com chuva
Moradores reclamam da falta de infraestrutura do bairro, abandonado há anos
Um dos bairros mais antigos e o mais populoso de Campo Grande, o Aero Rancho ainda passa por diversas dificuldades e está longe de ser uma região 'modelo'. Abandonado pelas autoridades, uma parte do bairro ainda padece em questões de infraestrutura e segurança e as ruas viram verdadeiros 'piscinões' quando chove.
Conforme o autônomo Luciano Oliveira da Rocha, 37 anos, a situação do bairro é a mesma desde quando se mudou para a região. "Moro aqui há 20 anos e sempre foi esse abandono. Entra prefeito, sai prefeito, e tudo continua do mesmo jeito. A desculpa é sempre a mesma, que a prefeitura não tem verba para fazer nada pelo bairro", contou.
(Luciano e José reclamam do abandono do bairro. Foto: Wesley Ortiz)
Por falta de segurança, Luciano teve que colocar câmeras de monitoramento na casa onde mora. "Aqui é raro ver a polícia fazendo rondas. Esses dias entraram na casa do vizinho e furtaram duas motocicletas", disse.
A infraestrutura é o problema que mais incomoda os moradores da região. As ruas Travessa Baturité e Lírio dos Campos, são as mais prejudicadas em época de chuva. "Quando chove, a água toma conta da rua e é impossível transitar por ela. A enxurrada chega a entrar dentro das residências", contou o gesseiro José Antônio Cardoso dos Santos, 53 anos.
(Marcas de água da chuva tomam conta da parede da casa de José. Foto: Wesley Ortiz)
Para amenizar o problema e evitar que a água entrasse mais uma vez na sala da casa, o morador teve que fazer uma pequena obra na residência. "Por conta própria, eu e um vizinho já jogamos aterro na rua, mas não adiantou. Pagamos impostos, mas o asfalto só chega em outras regiões. Em outra parte do bairro, onde os terrenos foram invadidos, o asfalto já passou", lamentou José.
Outra reclamação do morador é em relação a iluminação pública. Em frente a casa onde mora tem um poste de luz, porém não é sempre que ele funciona. "Pelo menos uma vez por mês ficamos no escuro. O problema não está na lâmpada, mas na instalação", relatou.
Se na rua Lírio dos Campos falta energia, na rua Bueno sobra. O TopMídiaNews flagrou uma lâmpada acesa em plena luz do dia. Conforme os moradores, ela nunca apaga.
(Lâmpada fica acesa em plena luz do dia na rua Bueno. Foto: Wesley Ortiz)
Para Luciano, o que é resta é ter esperança que os problemas do bairro sejam resolvidos com a nova gestão. "Os políticos só aparecem aqui em época de campanha, depois somem. Eles devem cuidar de toda a cidade, incluindo os bairros, não só a região central. Espero que o prefeito faça algo por nós".