Política

02/02/2017 13:30

Petistas de MS lamentam morte de Dona Marisa, esposa de ex-presidente Lula

Sempre envolvida em projetos sociais, os petistas lamentam e dizem que o povo brasileiro perdeu um ícone de defesa do povo mais humilde

02/02/2017 às 13:30 | Atualizado Anna Gomes

Os representantes do partido dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul, lamentam a morte de Marisa Letícia, 66, esposa e companheira de mais de quatro décadas do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.

Os parlamentares destacaram a força de 'Dona Marisa', como era conhecida. Sempre envolvida em projetos sociais, os petistas lamentam e dizem que o povo brasileiro perdeu um ícone de defesa do povo mais humilde.

O deputado federal e ex-governador do Estado, Zeca do PT, destaca que conseguiu conviver bons momentos com Marisa e acredita que vai agendar uma viagem para São Paulo, para oferecer apoio ao Lula.

"Tive bons momentos com a ex- primeira-dama e o Lula, no período a frente da presidência e também depois. Posso garantir que a dona Marisa era uma pessoa extremamente humilde e solidária. Sem dúvidas, o país perdeu uma grande figura que representa o povo sofrido. Recebemos uma nota de Lula que dizia o lamentável estado de saúde da esposa. Muitos estão se articulando para a partir de amanhã, irem até São Paulo para prestar apoio à família", disse Zeca. 

O também petista Pedro Kemp apesar de não ter conhecido a ex-primeira-dama pessoalmente, também acredita que Marisa era uma pessoa muito simples e acreditava em projetos sociais para ter um Brasil mais justo.

"Nesses últimos meses ela sofreu uma pressão muito forte, com investigações inclusive envolvendo o nome dela e acredito que tudo isso contribuiu para o seu estado de saúde piorar. Ainda não sabemos se iremos ou não no enterro, ou se enviaremos um representante", destacou Kemp. 


O também deputado estadual João Grandão do PT, disse que chegou a ir várias vezes a casa de Lula, onde conheceu dona Marisa. "Sem dúvidas o Brasil perde muito com a morte dela. Uma pessoa integra e de grande humildade que contribuiu para projetos sociais, mulheres, indígenas", lamentou.

Morte

A ex- primeira- dama teve morte cerebral nesta quinta-feira (2) em razão de complicações causadas por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico. Lula e sua família autorizaram o procedimento de doação de órgãos após constatação de "ausência de fluxo cerebral". Em post no Facebook, o ex-presidente agradeceu às "manifestações de carinho e solidariedade".

Marisa estava internada em estado grave no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 24 de janeiro.

Ela chegou a apresentar uma ligeira melhora na terça-feira (31), e a sedação começou a ser reduzida. Como ela não reagiu bem, voltou a ser sedada.

No dia anterior, os médicos haviam informado, em boletim médico, que a ex-primeira dama tinha tido "trombose venosa profunda" detectada nos membros inferiores. A equipe utilizou um filtro de veia cava para impedir que coágulos se deslocassem para outras regiões do corpo.


Além do filho de seu primeiro casamento, Marcos, adotado por Lula, Marisa deixa os filhos Fábio, Sandro, Luís Cláudio, a enteada Lurian (filha do ex-presidente com uma ex-namorada), e o marido, Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois foram casados por 43 anos. 

Origem humilde

Filha de agricultores de ascendência italiana, Marisa nasceu em uma casa de pau-a-pique, no bairro dos Casa, sobrenome de seu avô, que tinha um sítio no interior de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.