22/10/2016 18:13
Hamilton supera Rosberg e larga na pole pela primeira vez nos EUA
O inglês, que busca diminuir uma desvantagem de 33 pontos no campeonato, superou o líder Nico Rosberg, que vai largar em segundo
Lewis Hamilton pode ter vencido por três vezes em quatro tentativas no circuito de Austin, mas pela primeira vez vai largar na pole position do GP dos Estados Unidos na pista texana. O inglês, que busca diminuir uma desvantagem de 33 pontos no campeonato, superou o líder Nico Rosberg, que vai largar em segundo. A terceira colocação ficou com Daniel Ricciardo, da Red Bull.
A superioridade da Mercedes foi tamanha durante a classificação que os pilotos usaram os pneus macios, mais lentos, na segunda parte do treino e terão a vantagem de largar com compostos mais duráveis no domingo. A 18ª etapa do campeonato terá largada às 17 horas pelo horário de Brasília.
Entre os brasileiros, Felipe Massa vai largar em nono e Felipe Nasr decepcionou após a boa performance dos treinos livres, ficando na 21ª colocação no grid.
Q1
Depois de andar entre os 15 primeiros por toda a sexta-feira e de fazer alterações no acerto de seu carro, Felipe Nasr não teve uma boa classificação, reclamou do funcionamento dos freios de sua Sauber e ficou apenas com o 21º lugar no grid, enquanto seu companheiro Marcus Ericsson conseguiu levar o carro à segunda fase da classificação. "A sensação estava muito ruim para frear, em todas as áreas. Foi muito diferente da sexta-feira. É uma pena que o resultado tenha sido este porque tínhamos uma boa chance de ir para o Q2. Tem algo estranho no carro, vamos tentar investigar e ver se podemos ter uma boa corrida", disse o brasileiro ao SporTV.
Mas a grande surpresa do Q1 foi a eliminação de Jenson Button, que vai largar apenas em 19º. O inglês reclamou bastante do tráfego em sua última volta. Depois de colocar os dois carros no top 10 no Japão, o time da casa, a Haas, também ficou de fora logo na primeira parte do treino, com Romain Grosjean. Magnussen, Werhlein e Ocon também ficaram pelo caminho.
Q2
Apostando em não usar os pneus supermacios, menos duráveis, na corrida, a Mercedes tentou fazer a segunda parte da classificação com os macios, uma vez que o regulamento prevê que os dez primeiros larguem com o pneu com o qual fez o melhor tempo justamente no Q2. E, com os tempos marcados pelos últimos carros que conseguiram passar pelo Q3, Hamilton e Rosberg sequer tiveram que fazer uma segunda tentativa para se garantirem entre os 10 primeiros.
Com as Red Bull e as Ferrari também tranquilas no Q3, a briga ficou entre as Force India, Williams, Toro Rosso e Fernando Alonso. A grande surpresa foi a eliminação de Sergio Perez, que vai largar em 11º, ao lado de Alonso. Kvyat, Gutierrez, Palmer e Ericsson também ficaram pelo caminho.
Q3
Nas primeiras tentativas da fase decisiva da classificação, Hamilton superou Rosberg por 72 milésimos, enquanto Verstappen, que fora o primeiro no último treino antes da definição do grid, ficou a mais de seis décimos do líder, em quarto, atrás também de seu companheiro Ricciardo. As Ferrari, por sua vez, ficaram a cinco décimos da própria Red Bull.