12/10/2016 13:00
No dia da padroeira do Brasil, católicos de Campo Grande homenageiam Nossa Senhora Aparecida
Além das procissões, um jantar será servido na noite desta quarta-feira
A igreja católica celebra 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida nesta quarta-feira (12) e os fieis que estão realizando novenas desde o dia 3 de outubro, em homenagem a entrada do ano Mariano, se preparam para uma noite de festa.
De acordo com voluntários responsáveis pelo evento da igreja Nossa Senhora Aparecida do bairro Cidade Morena, uma procissão com a imagem da santa sai às 18h30 da igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Moreninha II e segue rumo a Cidade Morena.
A procissão será iniciada na rua Palmácea, vira na Rua Abélia e segue pela Rua Minas Novas até a igreja Nossa Senhora Aparecida. Uma estrutura
Algumas igrejas realizaram homenagens no período da manhã e voltam a reunir os fieis no período da noite.
História
A imagem foi encontrada em 1.717 pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves nas águas do rio Paraíba, próximo do Porto de Itaguaçu, na Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Os três estavam há dias sem pescar e com a missão de levar peixe para a festa de recepção do famoso Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, governante da capitania da cidade de São Paulo e de Minas de Ouro na época, que estava de passagem pela cidade.
Esperançosos, eles fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que voltassem fartos de peixes para a festança. Quando estavam quase desistindo da pescaria, João Alves arremessou a rede novamente e fisgou uma parte do corpo da imagem escura de Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, lançou a rede pela segunda vez e encontrou a cabeça da imagem. As redes enchiam-se de peixes, o que os deixou preocupados com o perigo do barco virar e perder todos os peixes apanhados.
No dia 12 de outubro é comemorado nacionalmente o dia de Nossa Senhora Aparecida. Data estipulada desde o ano de 1980, com a consagração da Basílica pelo Papa João Paulo II. A Basílica aloja até 45 mil fieis e é o quarto maior santuário mais visitado em todo o mundo.