02/10/2016 17:57
Com 65% das urnas apuradas, Marquinhos aparece em primeiro lugar e Rose em segundo
Candidata do PSDB ultrapassou Bernal em comparação ao início das apurações
Com 65,73% das urnas apuradas pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), o candidato Marquinhos Trad (PSD) está em vantagem aos demais com 35,18% dos votos, seguido por Rose Modesto (PSDB) e Alcides Bernal (PP), com 26,62% e 25,16% respectivamente. A tendência, até o momento, é de prorrogação para o segundo turno.
No primeiro boletim, os resultados já mostravam vantagem para Marquinhos. A mudança está na subida de Rose, que ultrapassou Bernal. Coronel David (PSC) soma 5% dos votos válidos, Marcelo Bluma (PV), 2,55%, e Alex do PT 1,98%. Os demais ainda não atingiram a média de 1%. Votos em branco somam 3,62% e nulos, 7,55%. Foram apuradas 1.097 urnas, representando 65,73% do total.
Para vereador, os candidatos que já aprecem em destaque por número de votos são: André Salineiro (PSDB), Odilon de Oliveira (PDT), Loester Nunes (PMDB), Gilmar da Cruz (PRB) e Lívio Viana (PSDB). O resultado final ainda depende dos cálculos por legenda.
Marquinhos Trad assiste a apuração da casa da mãe, Therezinha Mandetta Trad, em seguida vai até o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), onde os resultados são projetados em um telão, e finaliza a agenda no comitê, localizado na Avenida Afonso Pena, logo após o shopping Campo Grande.
Candidata tucana, a vice-governadora Rose Modesto acompanha o início da checagem de votos em casa e depois segue para o comitê central da campanha, na Avenida Barão do Rio Branco, esquina com a Rua José Antônio. Já o prefeito Alcides Bernal (PP) acompanha todo o processo do comitê, na Avenida Antônio Maria Coelho, esquina com a Arthur Jorge.
Adaton Garcia (PRTB) aguarda os resultados na sede do partido, na Rua 13 de Junho, no bairro Monte Castelo. “Assim que terminar toda a apuração, a Executiva Nacional fará a leitura do quadro nos 27 estados e, a partir dessa leitura, o doutor (Levy) Fidelix vai falar e seremos orientados de como agir nos estados que derem segundo turno, ver onde foi que nos elegemos, como foi, tudo por vídeo conferência”.
O candidato ressalta que, acompanhando as pesquisas, as chances de ir para o segundo turno são mínimas, mas ele deverá seguir as orientações do partido caso se confirmem as previsões de um novo pleito. “Apesar disso, com um segundo de tempo de televisão, eu faço a leitura de que os votos que consegui são resultado do trabalho diário, são muito importantes”, completa Garcia.
Marcos Alex (PT), Coronel Davi (PSC), Lauro Davi (PROS) e Athayde Nery (PPS) ficam em casa durante a apuração dos resultados. Os demais candidatos não informaram onde assistiriam a contagem de votos até o fechamento desta reportagem.