10/10/2013 12:55
Copom eleva taxa de juros Selic para 9,5% com objetivo de conter inflação
Taxa Selic
O Copom (Comitê de Política Monetária) determinou na última quarta-feira (9), a elevação da taxa básica de juros de 9,0% para 9,5% ao ano. A medida objetiva diminuir a inflação atual e mantê-la estável para o próximo ano.
Na ocasião do anúncio, o presidente do BC (Banco Central), Alexandre Tomini reforçou a meta de resolver até 2014 o problema da inflação. “O compromisso do BC até o momento é encerrar o ano com uma inflação inferior a 2012 que foi 5,84% e iniciar 2014 com uma taxa menor do que a deste ano”, explicou.
Já o diretor de política econômica da instituição, Carlos Hamilton declarou que ainda há muito trabalho por fazer, por isso é prematuro afirmar que a inflação medida pelo IPCA chegará a metade do atual percentual. “Seguimos uma programação com objetivo de reduzir a inflação, mas, isso não significa que a autoridade monetária conseguirá atingir a meta de 4,5% no último ano de governo da presidente Dilma Roussef”.
Cabe destacar que pela primeira vez neste exercício, o IPCA acumulado do início do ano até setembro de 2013 caiu abaixo de 6%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou no mesmo dia que a inflação do mês passado foi de 0,35%. O percentual confirma as projeções do BC que apontou um aumento de 3,79% (exercício de 2012) para 5,86% no acumulado total do ano.