Cidades

17/01/2016 07:33

No Nova Lima, buracos entortam bicicletas e vias se tornam quase intransitáveis

17/01/2016 às 07:33 | Atualizado Amanda Amaral
Foto: André de Abreu

Na região norte de Campo Grande, no bairro Nova Lima, os estragos causados pela chuva são evidentes em praticamente todas as vias. Além da falta de calçadas e terrenos baldios mal cuidados na região, que é uma das mais tradicionais e populosas da Capital, com mais de 35 mil habitantes, nem mesmo o simples trânsito de veículos pode ser feito tranquilamente e já causou danos a quem passa por ali.

O problema não é recente e mesmo com crescimento no entorno do bairro, com a construção de um shopping center, grandes empresas e nobre condomínio residencial, muitas das ruas ainda não tem asfalto e a situação só tem piorado, conforme os próprios moradores. Em um trecho da Rua Cândido Garcia Lima, os acidentes são constantes depois que se abriu uma ‘cratera’ na via.

Foto: André de Abreu 

Quando chove, o buraco enche de água, se torna ‘invisível’ e muitas vezes acaba como uma armadilha ao prender a roda dos carros, motocicletas e bicicletas de desavisados que não conseguem desviar da poça, que fica bem na esquina da rua com a Avenida Bartolino Cândido, onde é bastante movimentado e é rota inclusive de linhas de ônibus circulares.

O comerciante Moacir Gomes Farias vê de perto a situação, já que sua lanchonete fica de frente ao buraco. “É direto gente levando ‘paulada’ aí, já ajudei dois ciclistas que caíram feio, se machucaram e entortou tudo a bicicleta. O medo que dá é de acontecer alguma coisa mais grave, tem que resolver logo”, relata. Ele conta que já tentou colocar sinalizadores no trecho em questão, mas os mesmos sempre acabam caindo ou sendo ‘atropelados’ pelos veículos.

 Foto: André de Abreu 


Em outra via, dessa vez não asfaltada, uma grande fenda na terra cascalhada impede a passagem de veículos e representa um risco para os pedestres que tentam atravessá-la, principalmente depois das chuvas da última semana, que afetaram bastante os moradores da região.

A situação aconteceu na Rua Cláudio Manoel da Costa, além de outras próximas. “Encheu tudo de terra, espalhou todo o cascalho e vai atrasar toda a obra, além de prejudicar quem mora nas casas aqui do lado. Esses dias um rapaz entrou com tudo dentro da fenda e o carro ficou preso”, conta José Calisto, o encarregado pela construção de uma casa que ao lado do estrago.

 Foto: André de Abreu 


Conforme Sebastião Leite Ramos e Sonia Maria Romero, casal de moradores do Parque Iguatemi, sub-região do Nova Lima, “está sendo até melhor andar a pé”. “Todo mundo fica triste com esse descaso, porque prometeram um projeto de pavimentação pra nós e até agora não foi nada feito. Aí temos que lidar com essa ‘buraqueira’ feia”, desabafa.

Foto: André de Abreu