há 6 dias
Brigas constantes entre alunas preocupam pais em escola estadual em Corguinho (vídeo)
Mãe denuncia falta de providências da direção e ameaça contra alunos que filmam agressões
Pais de alunos da Escola Estadual José Alves Quito, em Corguinho, a 78 quilômetros de Campo Grande, denunciam que brigas entre alunas estão se tornando frequentes na unidade de ensino. Eles reclamam da direção, que não tem tomado medidas eficazes para conter a violência.
Segundo uma mãe, que prefere não se identificar, os conflitos acontecem com frequência dentro da unidade de ensino e geram insegurança entre estudantes e familiares. “Na escola da minha filha está saindo briga direto e a direção não faz nada. Eu tenho medo, porque essa semana já teve duas brigas. Tenho filhas que estudam lá e não vejo nenhuma providência sendo tomada”, afirmou a mãe.
Um dos casos mais recentes ocorreu no dia 14 deste mês, quando uma briga entre meninas foi gravada por alunos. No vídeo, é possível ver funcionários da escola tentando intervir, mas sem sucesso.
A situação preocupa ainda mais os pais, pois, segundo relatos, algumas alunas envolvidas nos confrontos passaram a ameaçar colegas que filmam as brigas. “Parece que as meninas que brigaram ficaram sabendo que foram filmadas e estão ameaçando bater em quem gravar. Já busquei a direção, falei com eles, disseram que iam resolver e não resolveram nada”, desabafou a mãe.
Os responsáveis pelos alunos cobram uma resposta da direção e da Secretaria Estadual de Educação para evitar que a situação se agrave. A SED (Secretaria Estadual de Educação) foi procurada e respondeu por meio de nota. Leia-a na íntegra abaixo:
Com relação as vias de fato entre as estudantes, ocorreu no dia 14 de março, fora do ambiente escolar, próximo ao portão de entrada da unidade quando as estudantes desceram do transporte (ônibus). Ao saber do ocorrido, a direção escolar seguiu o protocolo da Rede Estadual de Ensino, conforme Regimento Escolar, comunicou e acionou os pais (responsáveis), foram orientados quanto ao conflito, motivação e os procedimentos foram devidamente registrados pela equipe de gestão, com suspensão das estudantes. O caso isolado foi registrado no SNOE (Sistema de Notificação de Ocorrências Escolares), o conselho tutelar foi acionado e encaminhou para a Polícia Civil para as devidas providências cabíveis.
A Secretaria de Estado de Educação está ciente e acompanhando o desdobramento do ocorrido e para prevenir ações que resultem em brigas e/ou agressões no ambiente escolar, a SED disponibiliza de um conjunto de orientações, manuais e ações pontuais, sobre procedimentos e encaminhamentos, bem como a Rede de Atendimento pode ser acionada diante dos diferentes contextos observados no ambiente escolar.