Logo Top Mídia News

Cultura

há 1 semana

Professora resgata obra esquecida de poeta modernista sul-mato-grossense

Lobivar Matos foi homenageado com o livro após longa pesquisa

24/03/2025 às 18:24 | Atualizado 25/03/2025 às 11:15 Vinicius Costa
Divulgação/Arquivo Pessoal

A professora Susylene Dias de Araújo lançou no último sábado (22), o livro "Lobivar Matos: Obra Reunida", que reúne a produção completa do poeta sul-mato-grossense Lobivar Matos, incluindo textos inéditos.

Sua obra, marcada por uma forte preocupação social e temática regional, agora ganha nova vida graças ao trabalho de Susylene. “É um trabalho que levou anos, com muita dedicação pessoal e acadêmica. Estou muito feliz em poder materializar essa pesquisa e apresentar ao público uma visão mais completa da obra de Lobivar”, afirma a professora.

Além de reunir os dois livros publicados pelo poeta em vida — “Arêotorare” (1935) e “Sarobá” (1936) —, a edição traz como destaque um conjunto de contos inéditos intitulado “Cacos de Vida”, que jamais haviam sido publicados. Os textos foram localizados por Susylene com a ajuda do professor José Pereira Lins, de Dourados, responsável por guardar parte do acervo do poeta.

A professora, que iniciou sua pesquisa em 1999 durante o mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e seguiu no doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), espera que o lançamento ajude a colocar Lobivar Matos no lugar que merece na literatura brasileira.

“Lobivar é um poeta universal, mas sem nunca esquecer suas raízes sul-mato-grossenses. Espero que esta obra circule nas escolas, universidades e alcance novos leitores que reconheçam seu valor”, conclui.