Saúde

há 14 horas

Macrodactilia: criança desenvolve 'dedos gigantes' em Dourados

Helena Vitória passará 15 dias em Brasília para cirurgia e precisa de ajuda para alimentação, transporte e estadia

24/01/2025 às 07:00 | Atualizado 24/01/2025 às 10:12 Carla Andréa
Arquivo pessoal

De Dourados, Helena Vitória Ximenes Silva Leite, de 6 anos, enfrenta desafios diários devido à macrodactilia, uma condição rara que causa o crescimento desproporcional de um ou mais dedos, mãos ou membros, também conhecida como 'gigantismo'.

Ela passou por uma cirurgia para amputar dois dedos do pé direito, e agora se prepara para novos tratamentos com um cirurgião plástico em Brasília. Mas para isso, ela precisa de ajuda financeira para se manter na cidade durante o tratamento.

Segundo a sua mãe, Ana Lúcia Ximenes, de 41 anos, Helena foi diagnosticada com a condição aos três meses, após um médico perceber a diferença nos dedos dela, em Dourados, onde a família mora.

Desde então, ela vem sendo acompanhada por especialistas, e a situação evoluiu com a necessidade de intervenções cirúrgicas.

Apesar de todos os tratamentos e cirurgias realizados até o momento serem custeados pelo SUS, e as passagens para Brasília serem dadas pelo governo de Mato Grosso do Sul, a família enfrenta dificuldades com os custos adicionais, como alimentação, transporte e estadia, durante as viagens para os tratamentos da criança.

A família viajará para Brasília no dia 4 de fevereiro, e busca apoio financeiro para cobrir os custos extras durante a viagem, como estadia e alimentação. Ana Lúcia afirmou que qualquer ajuda é bem-vinda.

As doações podem ser feitas por meio de PIX luhsophieana@gmail.com.