há 7 horas
Buraco no Nova Lima acumula lixo e preocupa moradores
Morador relata que fenda está aumentando e já alcançou a rua
Um buraco enorme, que está servindo para acumular lixo, tem incomodado moradores das Ruas Púrus e Uruaná, no Bairro Nova Lima. A fenda começou em um matagal próximo à rua, mas está se expandindo para o meio da via.
Segundo um morador da região, que preferiu não se identificar, o buraco surgiu em data indefinida em decorrência das chuvas, do esgoto e também por que a área é próxima ao Córrego Botas.
O morador contou que o buraco está servindo para descarte de lixo dos mais variados tipos, desde comida a eletros domésticos e até animais mortos. Tanto que já foi encontrada uma cobra em meio à sujeira.
Em agosto de 2024 foram vistos trabalhadores tampando o buraco. Mas já em outubro, a fenda abriu novamente, agora se expandido para o meio da rua, tanto que o fluxo do trânsito na região está sendo afetado.
Quando chove, o lixo acumulado se espalha para o meio da via e também fica ao redor de casas próximas.
De acordo com o morador, por causa da falta de lixeiras, muitos moradores do Nova Lima optam por jogar os lixos no buraco.
Em nota, a prefeitura informou que a reclamação foi encaminhada ao setor de manutenção de vias para a adoção das medidas cabíveis.
"A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos aproveita para reforçar que é importante que os moradores denunciem quem joga resíduos em local proibido, como vias públicas, ligando para o 153, que a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana irá agir para punir os responsáveis", diz.
Já a Solurb destacou que é responsável somente pela limpeza urbana e coleta regular de resíduos sólidos. "No entanto, a situação mencionada sobre o descarte irregular de materiais no local citado, incluindo restos de comida, móveis e outros itens, não se enquadra dentro da nossa atribuição de coleta regular. É importante ressaltar que o descarte inadequado de resíduos é uma prática irregular, sujeita a sanções previstas na legislação vigente, e prejudica não apenas o meio ambiente, mas também a qualidade de vida da comunidade".
A empresa orientou que a questão seja reportada às autoridades competentes, como a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), responsáveis por intervenções em áreas públicas e aplicação de medidas corretivas, como o reparo do buraco e a fiscalização do descarte irregular.
"Reiteramos que estamos à disposição para realizar a coleta regular de resíduos no bairro e contamos com a colaboração da população para descartar materiais de forma adequada e nos pontos corretos", destaca a Solurb.