Política

há 3 dias

Com novas Leis e reajustes, Adriane Lopes valoriza servidor público de Campo Grande

Primeira mulher eleita a chefe do Executivo já corrigiu distorções históricas e fez medidas inéditas na gestão

04/01/2025 às 11:30 | Atualizado 04/01/2025 às 19:03 Vinícius Squinelo
Adriane vice Camila, durante a campanha eleitoral - Divulgação

Primeira mulher eleita para a Prefeitura de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) marcou os últimos 2 anos e 8 meses de gestão com a valorização do servidor público municipal. Isso foi conquistado graças à correção de distorções históricas e medidas inéditas. 

Para começar, a retomada dos concursos públicos foi talvez o maior feito recente. Em fevereiro do ano passado foram chamados 480 aprovados da Educação. Há previsão de outro concurso, também para a Semed, com 4 mil vagas para o setor administrativo. 

"Estamos comprometidos em garantir que a educação seja fortalecida não apenas com estrutura, mas com um quadro de servidores que possa atender às demandas de nossa cidade", afirmou, Adriane, ainda durante a campanha eleitoral.

SALÁRIO

A gestão Adriane recompôs ainda o piso salarial do magistério, não aplicado há anos. Os vencimentos foram elevados para 70% do piso nacional, com alta de 14,95%. Também houve concessão de verbas indenizatórias, reajustes no auxílio-alimentação e a promoções horizontais e verticais para profissionais da educação. 

SEGURANÇA

A prefeita também promoveu avanços significativos para a Guarda Civil Metropolitana, realizando um concurso público após 11 anos de espera. Até o momento, mais de 370 candidatos já foram convocados, ampliando a segurança pública da cidade.

A gestão também corrigiu o Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Civil, promovendo mais de 900 servidores por meio de enquadramentos verticais, o que representa um avanço crucial para a categoria.

O setor de saúde também foi amplamente contemplado pela administração de Adriane Lopes. Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de profissionais como médicos veterinários e agentes comunitários, tiveram seus auxílios-alimentação reajustados, enquanto os servidores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde passaram a receber uma Bolsa Alimentação no valor de R$ 500,00.

Além disso, a jornada de trabalho de psicólogos foi reduzida para 30 horas, garantindo maior qualidade de vida e condições mais humanizadas para esses profissionais. Auditores fiscais da Semadur também foram beneficiados com alterações no cálculo da indenização de transporte, enquanto os auditores da Receita Municipal receberam um ajuste no bônus de metas, reforçando o compromisso da gestão com todas as categorias do funcionalismo.

O diálogo constante da prefeita Adriane Lopes com as categorias tem sido outro marco de sua gestão. Desde 2022, Adriane vem trabalhando para conceder reajustes e melhorias que estavam há mais de 12 anos estagnados, respeitando o limite prudencial e as condições fiscais do município.