há 6 dias
Futuro presidente da Câmara, Papy se diz animado com nova Mesa Diretora (vídeo)
Vereador destaca maior protagonismo da Câmara nos assuntos importantes para a sociedade
Presente na sessão de posse dos vereadores eleitos, na tarde desta quarta-feira (1º), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, Papy (PSDB) deu declarações sobre a futura gestão como presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026. Em fala, ele se disse animado e destacou maior protagonismo da Câmara nos assuntos importantes para a sociedade.
Indagado sobre a futura gestão como presidente, Papy destaca maior protagonismo dos vereadores e que pretender fortalecer os mandatos dos parlamentares. "É uma das bandeiras desta gestão. Os vereadores precisam ter seu protagonismo, dentro da sua atuação individual", conta.
Papy também fala sobre a importância de uma Câmara Municipal próxima da sociedade, e diz que pretende retomar esse diálogo entre o legislativo e a população.
"A Câmara não pode ser vista pela cidade como alguém que repete ou que valida aquilo que o executivo faz. Nós precisamos ter a iniciativo dos debates importantes. Então a ideia é a Câmara protagonizar e dar a esses vereadores a chance de debater os assuntos que são caros para a sociedade, como o transporte publico, como a saúde, infraestrutura".
Segundo ele, estes assuntos precisam ser constantemente debatidos pelo legislativo, não apenas quando é apresentado pelo executivo. Ele colocou a pauta como uma das bandeiras do novo biênio.
Questionado sobre a falta de digitalização dos processos da Câmara, Papy reconhece que, por mais que houve avanços, ainda há o que ser feito. "Administrativamente, temos que avançar em algumas questões. Existe um processo de digitalização que é quase uma exigência hoje da sociedade moderna. Não tem como fugir. É uma das coisas que precisamos investir", diz.
Já, quanto ao andamento das pautas na Câmara, Papy afirma que o legislativo trabalhará em harmonia com o executivo, respeitando a independência entre os poderes.
"Apesar da divergência, o resultado final tem que ser o consenso para o bem da cidade, mas não pode perder a independência. É um equilíbrio que tem que acontecer e tenho certeza que a Mesa Diretora terá condição de dar esse resultado", afirma,
Papy é visto, quase com unanimidade, como o futuro presidente da Casa de Leis para o biênio 2025/2026. Para assumir a Mesa Diretora, ele conseguiu reunir tanto o Pl quanto o PP em uma mesma chapa.
Questionado sobre a gerência da nova composição articulada, Papy declara que o mérito também é dos próprios vereadores de ambos os partidos, que deixaram divergências políticas de lado. Ele se disse animado com a mesa formada.
"Eles entenderam que a mesa diretora é superior às divergências ideológicas. Foram sensatos, entenderam o momento e acreditam no projeto", conta.
Papy, futuro presidente da Câmara, fala agora em posse
Posted by TopMídia News on Wednesday, January 1, 2025