Política

há 2 semanas

Luiza Ribeiro destaca importância histórica da posse de Adriane Lopes como Prefeita de Campo Grande

"É muito importante na história das mulheres, na história da política de Campo Grande"

01/01/2025 às 16:51 | Atualizado 01/01/2025 às 18:38 Dayane Medina e Méri Oliveira
Luiza Ribeiro - Alice Assis

Durante a cerimônia de posse da prefeita Adriane Lopes, realizada na tarde desta quarta-feira (1°), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a vereadora Luiza Ribeiro enfatizou a importância histórica desse momento para as mulheres e para a política de Campo Grande. Adriane Lopes, que assume a liderança do município, se torna a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita, juntamente com a vice-prefeita eleita, Dra. Camila.

Luiza Ribeiro destacou que a posse de uma mulher na prefeitura, juntamente com a presença de mais mulheres na Câmara Municipal, simboliza um marco na luta por maior representatividade feminina. “Hoje, estamos dando posse a uma prefeita e a uma vice-prefeita eleitas. Isso é muito importante na história das mulheres e da política de Campo Grande”, declara a vereadora.

Embora reconheça o avanço, Luiza ressaltou que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as mulheres atinjam a plena representação na política. “Estamos em um novo momento, mas ainda estamos muito longe de representar os 54% da população, que são as mulheres. A política precisa refletir a democracia e essa democracia precisa estar representada na mesa diretora da Câmara”, reflete a vereadora.

Luiza também relembrou os dois mandatos consecutivos em que a Câmara Municipal de Campo Grande esteve sem a presença de mulheres na mesa diretora. Para ela, a representatividade feminina nas esferas políticas é essencial para que a democracia. “A política precisa ser representativa. Nós temos 54% de mulheres na cidade, e essa democracia precisa estar representada na mesa diretora”, frisa.