há 5 dias
Milhares de fiéis se reúnem para abertura do Jubileu 2025 na Catedral de Campo Grande
Celebração da abertura do Ano Santo foi presidida pelo arcebispo Dom Dimas
Milhares de fiéis se reuniram, neste domingo (29), para abertura do Jubileu da Esperança na Catedral de Campo Grande, Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua. A celebração da abertura do Ano Santo de 2025 foi presidida pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa.
Conforme a Arquidiocese de Campo Grande, o Rito de Abertura do Ano Jubilar ocorreram no mesmo domingo em todas as catedrais do mundo, segundo os textos litúrgicos propostos pela Santa Sé. Em Campo Grande, a abertura solene do Ano Santo aconteceu com a celebração da Eucaristia, presidida por Dom Dimas, e concelebrada pelos presbíteros e assistida pelos diáconos e ministros.
A celebração aconteceu em três partes: a reunião dos fiéis na Igreja Matriz da Paróquia São José, a peregrinação e a entrada na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua. O evento teve início às 16h.
A entrada dos fiéis na Catedral se fez pela porta principal, sinal de Cristo, e o Bispo ergueu a cruz jubilar voltada ao povo. Atravessada a porta, o Bispo se dirigiu à pia batismal para presidir o rito da memória do Batismo e a aspersão da água. Em seguida, foi celebrada a Missa, ápice do Rito de Abertura do Jubileu.
Com a abertura do Ano Santo de 2025 em todas as catedrais do mundo neste domingo (29), "chegou o momento de um novo Jubileu, em que se abre novamente de par em par a Porta Santa para oferecer a experiência viva do amor de Deus", declarou a arquidiocese.
Durante todo o ano os fiéis, como peregrinos de esperança, são convidados, através dos sinais do Jubileu (peregrinação, porta santa, reconciliação, oração, liturgia, profissão de fé e indulgência) a celebrarem os 2025 anos da Encarnação de Jesus Cristo.
"Através das sagradas peregrinações, das piedosas visitas aos lugares sagrados, e das obras de misericórdia e penitências - e celebrando os sacramentos da Confissão e da Eucaristia, além de rezar segundo as intenções do Santo Padre - poderemos todos receber o dom da Indulgência plenária, sinal da misericórdia ilimitada de Deus", comunicou a arquidiocese por meio das redes sociais.