há 2 semanas
Número de tentativa de feminicídio cai em MS e polícia apresenta alta em resolução de casos (vídeo)
Balanço foi divulgado durante coletiva de imprensa sobre operação de combate a violência doméstica
Um balanço divulgado pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) aponta uma redução significativa no número de tentativas de feminicídio em todo o estado. Até 18 de dezembro, MS tem registrado 85 casos de tentativa de feminicídio que, quando comparado com 2023, com 111 casos, apresenta uma redução de cerca de 23%.
Além do número de tentativas, a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) informou sobre um pequeno aumento no número de feminicídios consumados, subindo de 30 casos, em 2023, para 31, em 2024, até a data da apresentação dos dados. Apesar dos casos registrados em todo o estado, a Polícia Civil tem trabalhado para a resolução dos casos e prisão dos autores.
Em 2024, a DEAM conseguiu alcançar um percentual de 99% de resolução dos casos, faltando prender apenas o acusado de um dos casos, Ronaldo Assad, que permanece foragido. Em Campo Grande, a situação é alarmante: 9 feminicídios consumados e 17 tentativas no ano de 2024, enquanto em 2023 o número de feminicídios consumados foi de 7.
A Polícia Civil tem intensificado ações para combater a violência doméstica, e na manhã desta quarta-feira (18), a Operação "Aurora" foi realizada em todo o estado, com 33 pessoas presas até o momento. Um dos detidos, de 33 anos, foi preso em Campo Grande, acusado de ameaça, lesão corporal e injúria contra a mulher, em um caso ocorrido no Noroeste do estado. A operação, que envolve cerca de 50 policiais civis, será encerrada às 17 horas.
Além disso, a inauguração da 47ª Sala Lilás, no município de Coronel Sapucaia, ocorreu nesta terça-feira (17), com o objetivo de oferecer suporte e acolhimento às mulheres vítimas de violência. O local busca ampliar a rede de atendimento e combater a violência de gênero em diversas regiões do estado.
Em Três Lagoas, por outro lado, houve um aumento no número de casos de estupros, o que também exige uma ação mais efetiva das autoridades para coibir esses crimes. Ao longo de 2023, a DEAM conduziu mais de cinco operações em todo o estado para combater a violência contra a mulher, com destaque para a de hoje, que conta com a participação de policiais civis de diversas localidades.
O cenário é complexo, mas as autoridades seguem firmes na busca por justiça e pelo apoio às mulheres vítimas de violência, com ações de repressão, prevenção e apoio psicológico.
URGENTE: Polícia Civil prende autores de violência contra mulheres na capital
Posted by TopMídia News on Wednesday, December 18, 2024