há 3 semanas
Filha aciona Justiça para conseguir fraldas geriátricas para mãe de 100 anos em Campo Grande
Família conseguiu apoio da Defensoria, porém, mesmo com determinação judicial ainda não conseguiu acesso às fraldas
Depois de conseguir apoio da Defensoria Pública para ter acesso a fraldas geriátricas para a mãe de 100 anos, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), as filhas da dona H. N. A. ainda não conseguiram liberação das fraldas para a idosa, em Campo Grande.
Segundo uma das filhas, Eva Nadir, o município não cumpre o que foi determinado judicialmente. "Eles alegam que está sem fraldas geriátricas na rede pública, já foi uma peleja para conseguir, e quando conseguimos acesso por meio da Justiça, não tem para liberar", diz a filha.
A idosa que sofre com Parkinson, também enfrentou este ano problemas para conseguir o remédio pelo SUS. "Conseguimos o remédio, graças a Deus, mas a fralda ainda é o problema", comenta.
A indignação da filha é a mãe idosa não receber fraldas pelo CEM (Centro Especializado Municipal).
"Ela foi contribuinte do INSS por anos. Do que adianta pagar a vida inteira e chegar na velhice não ter direitos", reclama.
A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) a respeito da falta de fraldas.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde informa que há disponibilidade de fralda G no CEM (Centro Especializado Municipal) e novas remessas estão em processo de entrega pelo fornecedor e ainda novas aquisições.